Começou a EIA Porto 2025: "Onde a Tradição e o Futuro Se Juntam"

Press Release: A edição deste ano da maior «summer school» de empreendedorismo do mundo decorre até 4 de julho, no renovado Edifício Abel Salazar da U.Porto.

É entre as quatro paredes de um dos mais históricos edifícios da Universidade do Porto que, por estes dias, se desenham as mais promissoras startups do futuro e soluções inovadoras para alguns dos maiores problemas da cidade. A liderá-las estão os mais de 400 participantes da European Innovation Academy 2025 (EIA Porto 2025) e do CityExperiment, as duas iniciativas que mobilizam para a Invicta estudantes de todo o mundo para uma imersão nos universos do empreendedorismo, da inovação e da consultoria.

A decorrer desde o passado dia 20 de julho, no renovado Edifício Abel Salazar, a edição deste ano da maior summer school de empreendedorismo do mundo dá aos participantes a possibilidade de “mergulharem” no mundo das startups através um curso intensivo de empreendedorismo e inovação digital, em ambiente internacional. Pelo caminho, vão aprender a transformar as suas ideias de negócios em startups com ambição internacional, com a ajuda de oradores, mentores e investidores de dezenas de nacionalidades diferentes.

Mas nem só de startups e negócios se faz a EIA Porto 2025. Em paralelo, o Edifício Abel Salazar e o Edifício Histórico da U.Porto (à Reitoria) acolhem também as atividades do CityExperiment, “um novo programa mais direcionado para a consultoria , onde equipas de estudantes [da U.Porto e da Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA)] trabalham com empresas reais e com consultoras do mercado para desenvolver desafios da nossa cidade, nomeadamente no contexto de a tornar neutra em carbono até 2023″, explica Joana Resende, Vice-Reitora da U.Porto para as áreas do Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico.

“Estamos muito expectantes para que as soluções que daqui saiam possam beneficiar este processo de construção de uma cidade inteligente”, acrescenta a responsável, que salienta ainda o simbolismo da escolha do Edifício Abel Salazar como palco da edição deste ano: “Ao acolher este evento de inovação onde a tradição e o futuro se juntam, estamos a ir ao encontro da matriz que queremos imprimir às ideias in0ovadoras que nascem na nossa Universidade”.

Desenha-se assim a quarta edição de um evento que, depois de passar por vários espaços da Universidade, continua a reinventar-se de ano para ano. E que promete não ficar por aqui. “A Universidade do Porto tem sido uma parceira valiosa da European Innovation Academy, não apenas pelas excelentes infraestruturas e pelo envolvimento no nosso programa académico, mas também pelo espírito de colaboração que emana das diversas escolas e departamentos da Universidade”, aponta Alar Kolk, Presidente da EIA.

Para mais informações, visitar o website da EIA.