Blue Origin Integra Sensor Scout Space na Primeira Missão Blue Ring

Blue Origin integra sensor Scout Space na primeira missão Blue Ring para reforçar capacidades de Space Domain Awareness.

A Blue Origin anunciou um acordo com a Scout Space para integrar um dos sensores de última geração Owl, focado em Space Domain Awareness (SDA), a bordo da primeira missão do Blue Ring, o novo veículo espacial multimissão de elevada manobrabilidade desenvolvido pela empresa.

O lançamento da primeira missão do Blue Ring está previsto para a primavera de 2026, com injecção inicial em órbita de transferência geoestacionária (GTO) e operações adicionais em órbita geoestacionária (GEO).

“A integração do sensor Owl da Scout nesta missão inaugural representa um avanço significativo nas capacidades de SDA e sublinha o nosso compromisso com os requisitos estratégicos nacionais”, afirmou Paul Ebertz, vice-presidente sénior da unidade In-Space Systems da Blue Origin. “Estamos entusiasmados por trazer o Blue Ring para o mercado e apoiar a Scout com uma manobrabilidade, versatilidade e capacidade sem precedentes em GEO e além.”

O Blue Ring foi concebido como um veículo multimissão e multidestino, oferecendo serviços completos de entrega de cargas, hosting de payloads e operações de missão end-to-end. Com capacidade para suportar até 4.000 kg de carga distribuída por 13 portas, o veículo combina propulsão química e elétrica, atingindo um delta-V nominal de pelo menos 3.000 m/s (máx. 4.000 m/s), garantindo elevada flexibilidade para missões em GEO, xGEO, Cislunar, Marte e além.

A missão demonstra uma combinação única entre a manobrabilidade dinâmica do Blue Ring e as capacidades avançadas do sensor Owl, que permite detetar e rastrear satélites, detritos e outros objetos espaciais residentes a longas distâncias, mesmo nos ambientes operacionais mais exigentes.

O sensor Owl, desenvolvido pela Scout Space, foi projetado para melhorar o rastreamento em tempo real, a caracterização e a avaliação de objetos espaciais, integrando sensores ópticos avançados, processamento com inteligência artificial embarcada e capacidades de decisão autónoma. Estas funções suportam a missão de controlo espacial da U.S. Space Force, ao fornecer inteligência abrangente do domínio espacial. Ao ser integrado no Blue Ring, o sensor irá monitorizar e avaliar autonomamente objetos espaciais, elevando as capacidades de SDA no domínio GEO.

“Sempre acreditámos que nenhuma empresa, isoladamente, consegue trazer ao mercado as melhores capacidades de superioridade espacial”, declarou Philip Hover-Smoot, CEO da Scout Space. “Estamos muito entusiasmados por trabalhar com a Blue Origin e integrar as soluções seguras da Scout nesta missão histórica do Blue Ring.”

Esta parceria reforça a posição da Blue Origin como player estratégico na entrega de serviços orbitais avançados, destacando o Blue Ring como uma plataforma versátil para operações no espaço profundo e segurança espacial.

Para mais informações clica aqui