A Conscious Aerospace (CA), a KLM Royal Dutch Airlines e a Transavia anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento trilateral, reforçando a colaboração dinâmica entre as três entidades com vista ao desenvolvimento de sistemas de propulsão baseados em células de combustível de hidrogénio para a aviação regional. O anúncio foi feito durante o Paris Air Show em Le Bourget, Paris, na presença de uma delegação do Ministério da Infraestrutura e Gestão da Água dos Países Baixos, liderada por Lieske Streefkerk-Arts, Directora Adjunta de Aviação Civil e Chefe de Aviação Sustentável.
O objectivo desta colaboração é estudar e preparar a operação de aeronaves Dash 8-300 equipadas com o powertrain CA, analisando questões operacionais e técnicas que permitam a aplicação real deste tipo de propulsão. As três empresas irão partilhar conhecimentos sobre opções de design de cabina e carga, de modo a optimizar o desempenho e a eficiência da aeronave para diferentes mercados e redes de rotas regionais. Adicionalmente, será realizada uma análise conjunta aos custos de manutenção e operação geral, permitindo uma visão mais clara sobre a viabilidade económica desta tecnologia.
Erik Geertsema, CEO da Conscious Aerospace, afirmou: “O desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras para descarbonizar a aviação requerem cooperação nacional e internacional. O apoio governamental e a colaboração entre fabricantes de fuselagem, fabricantes de motores, autoridades reguladoras e operadores são elementos-chave para introduzir novas tecnologias. Estou muito satisfeito por a KLM e a Transavia se juntarem ao nosso programa, trazendo conhecimentos valiosos enquanto operadores. Com os parceiros já existentes como a EASA, De Havilland of Canada e a nossa cadeia de fornecimento, temos agora todos os stakeholders necessários para a próxima fase do desenvolvimento.”
Por sua vez, Barry Ter Voert, Chief Experience Officer (CXO) e EVP Business Development da KLM, destacou: “A KLM está empenhada em liderar a redução do impacto ambiental da aviação, e o nosso envolvimento neste tipo de projectos reflete esse compromisso. Embora as aeronaves movidas por novas tecnologias de propulsão, como células de combustível de hidrogénio, possam inicialmente transportar menos passageiros e ter um impacto limitado na nossa pegada global de CO₂, acreditamos em começar pequeno e pensar em grande. Esta parceria demonstra a nossa dedicação em adoptar novas tecnologias e escalá-las. Juntos, estamos a ajudar a moldar o futuro da aviação.”
Finalmente, Marloes van Laake, COO da Transavia, sublinhou: “Na Transavia acreditamos numa indústria da aviação mais limpa, silenciosa e sustentável. Pretendemos alcançar este objectivo principalmente através da colaboração e de um forte foco na inovação. É por isso que apoiamos startups ambiciosas e visionárias – não apenas financeiramente, mas também através da partilha de conhecimento e experiência. Orgulhamo-nos de integrar o programa da Conscious Aerospace, trabalhando em conjunto para explorar e obter insights sobre novas tecnologias de motores aeronáuticos, contribuindo assim para a aviação do futuro.”
Com este acordo, a Conscious Aerospace, a KLM e a Transavia reforçam o compromisso conjunto com a descarbonização do sector, apostando numa solução que poderá transformar a mobilidade aérea regional e acelerar a transição energética na aviação comercial.
Para mais informações clica aqui.