No âmbito da sua política de incentivo à participação acionista dos seus colaboradores, o Conselho de Administração da TotalEnergies SE decidiu, a 30 de outubro de 2024, proceder a um aumento de capital reservado aos colaboradores elegíveis e ex-colaboradores da TotalEnergies SE e das suas subsidiárias francesas e estrangeiras, nas quais a empresa detém direta ou indiretamente mais de 50% do capital ou direitos de voto, que sejam membros do plano de poupança PEG-A, tanto em França como no estrangeiro. Esta operação realiza-se nos termos da vigésima segunda resolução aprovada na Assembleia Geral de 24 de maio de 2024.
No dia 29 de abril de 2025, o Presidente e Diretor-Geral fixou o período de subscrição entre 2 e 15 de maio de 2025 (inclusive) e definiu o preço de subscrição em 42,50 euros por ação, valor correspondente à média dos preços de fecho da ação TotalEnergies na Euronext durante as vinte sessões de negociação anteriores à data desta decisão, com um desconto de 20% e arredondado ao décimo de euro mais próximo para cima.
No final do período, 62.796 colaboradores em 97 países, representando 53% dos colaboradores e ex-colaboradores elegíveis, subscreveram este aumento de capital num montante total de 449,3 milhões de euros. Os resultados de 2025 aproximam-se dos recordes alcançados em 2024, superando significativamente os valores registados nos anos anteriores, tanto em termos de participação como em montantes subscritos.
“ A participação dos colaboradores no capital é a melhor forma de associá-los ao desempenho económico da empresa, reforçar o seu sentido de pertença e alinhar os interesses dos colaboradores e dos acionistas. Este ano, os colaboradores responderam em massa ao aumento de capital reservado, investindo quase 450 milhões de euros, valor próximo do recorde de 480 milhões de euros registado em 2024, e cerca de 100 milhões de euros acima dos montantes de 2021, 2022 e 2023. Estes números refletem um acréscimo de 10.000 subscritores desde 2024, quando todos os colaboradores receberam 100 ações para celebrar o centenário da empresa. Isto demonstra a forte e duradoura confiança dos nossos colaboradores na empresa e na sua estratégia. Este impulso renovado permitiu à TotalEnergies confirmar o seu lugar como líder europeu em participação acionista dos colaboradores em termos de capital detido, tendo sido distinguida com o ‘Grand Prix’ da Federação Francesa de Participação dos Colaboradores”, afirmou Patrick Pouyanné, Presidente e Diretor-Geral da TotalEnergies.
Como resultado, serão emitidas 11.149.053 novas ações a 10 de junho de 2025, que terão direito a dividendos imediatos e serão integralmente assimiladas às ações da TotalEnergies já cotadas na Euronext.
Após esta emissão, a participação dos colaboradores no capital social da TotalEnergies SE, nos termos do artigo L. 225-102 do Código Comercial Francês, estima-se em 8,8% do capital social da empresa em 10 de junho de 2025.
Sobre a TotalEnergies
A TotalEnergies é uma empresa global integrada de energia que produz e comercializa diversas fontes energéticas: petróleo e biocombustíveis, gás natural, biogás e hidrogénio de baixo carbono, energias renováveis e eletricidade. Com mais de 100.000 colaboradores, a TotalEnergies está empenhada em fornecer energia cada vez mais fiável, acessível e sustentável a um maior número de pessoas. Presente em cerca de 120 países, a empresa coloca a sustentabilidade no centro da sua estratégia, dos seus projetos e operações.
Para mais informações clica aqui.