Hidrogénio poderá ser a chave para a descarbonização dos transportes rodoviários e para manter a competitividade europeia.
Num momento decisivo para o futuro climático e económico da Europa, o hidrogénio surge como um dos pilares mais promissores na transição energética. Durante a “Semana do Hidrogénio” na Alemanha, a Daimler Truck sublinhou a importância desta molécula no cumprimento das metas climáticas europeias, ao mesmo tempo que garante a competitividade da indústria.
Em artigo de opinião publicado pela empresa, Dr. Andreas Gorbach, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e responsável pela área de Tecnologia de Camiões, defende que o hidrogénio é indispensável para a descarbonização do transporte rodoviário de mercadorias.
“Quem quer liderar o transporte do futuro não deve escolher entre baterias ou hidrogénio, mas apostar nas duas tecnologias em simultâneo”, afirma Andreas Gorbach. “Ao desenvolver infraestruturas de carregamento elétrico e de abastecimento de hidrogénio em paralelo, será possível acelerar a descarbonização do setor, com custos mais reduzidos. A Europa tem ainda a oportunidade histórica de se manter na vanguarda tecnológica do hidrogénio e das células de combustível, reforçando significativamente a sua competitividade. A concretização dessa oportunidade dependerá, em grande parte, da vontade política.”
No seu artigo, Gorbach aborda a natureza complementar entre as soluções elétricas e a hidrogénio, destacando não só questões técnicas, mas também o impacto económico e estrutural para os transportes, a indústria e as infraestruturas energéticas da Europa. De acordo com o responsável da Daimler Truck, a criação de uma infraestrutura dual — elétrica e a hidrogénio — poderá revelar-se mais económica do que a aposta exclusiva numa única rede de abastecimento.
A Daimler Truck está atualmente a investir fortemente na eletrificação do seu portefólio global, contando já com 11 modelos de veículos elétricos a bateria em produção em série. Os camiões movidos a hidrogénio deverão seguir-se em breve.
Cinco empresas de transporte já se encontram a testar protótipos do Mercedes-Benz GenH2 Truck, no âmbito de ensaios-piloto com clientes. Paralelamente, decorre o desenvolvimento da próxima geração de camiões com célula de combustível. Até ao final de 2026, prevê-se que 100 veículos entrem em testes avançados com operadores europeus.
Estes veículos são alimentados por células de combustível produzidas pela cellcentric, a joint-venture entre a Daimler Truck e o Volvo Group. A cellcentric tem também planos para construir uma das maiores fábricas de produção de células de combustível da Europa em Weilheim an der Teck, no sul da Alemanha.
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