Nova versão do Unimog oferece altura de carga significativamente mais baixa, melhorando a ergonomia e eficiência em trabalhos municipais e de estaleiro.
A Mercedes-Benz Special Trucks anunciou o lançamento de uma nova versão do seu conhecido veículo multifunções: o Unimog U 219 Low. Esta inovação representa um avanço significativo na ergonomia e funcionalidade dos veículos da gama Unimog, ao introduzir uma altura de carga traseira inferior a 1,2 metros – cerca de 20 centímetros mais baixa do que a versão standard do U 219.
Esta melhoria é possível graças a uma reconfiguração da estrutura do chassis e à utilização de pneus específicos (295/60 R22.5 ou 275/70 R22.5), sem comprometer a robustez: o veículo mantém a sua massa máxima admissível de 10 toneladas.
Parceria técnica para um design mais ergonómico
Um elemento chave para atingir esta nova ergonomia é a plataforma desenvolvida em parceria com a Eggers Fahrzeugbau GmbH, que apresenta uma elevação mínima de apenas 14 cm acima da estrutura do chassis. Esta plataforma é concebida como uma caixa basculante trilateral, com dimensões internas de 2,22 m de comprimento por 2,1 m de largura. A altura das laterais e o design da parede frontal podem ser personalizados conforme as necessidades dos clientes.
Vocacionado para operações municipais e de construção
As vantagens operacionais do conceito Unimog Low revelam-se especialmente úteis em estaleiros de obras, operações municipais e serviços de manutenção. Seja no transporte de equipamento, areia, terra ou cascalho, a menor altura de carga traduz-se em menor esforço físico para os operadores, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Tecnologia de operação avançada com UNI-TOUCH
O novo Unimog Low está equipado com o sistema de controlo UNI-TOUCH, uma interface de operação intuitiva que simplifica e personaliza o manuseamento de equipamentos. Através de um ecrã tátil, o operador pode configurar funções, atribuir comandos a botões ou memorizar tarefas recorrentes. Adicionalmente, um joystick multifuncional opcional pode ser montado do lado do condutor ou do passageiro, consoante a natureza do trabalho.
O sistema UNI-TOUCH encontra-se já instalado em oito unidades da gama Unimog expostas na feira Demopark, onde poderá ser visto em demonstrações ao vivo.
Com esta versão otimizada do Unimog, a Mercedes-Benz reforça o seu compromisso com a inovação prática, centrada no utilizador, combinando engenharia robusta com soluções pensadas para o dia a dia no terreno.
Para mais informações aqui.