A Mercedes-Benz Trucks está a expandir a sua gama de peças genuínas para camiões eléctricos com o lançamento da nova bateria recondicionada de alta tensão CB400, uma alternativa económica e sustentável às baterias novas de substituição.
Esta novidade está disponível para os modelos de primeira geração Mercedes-Benz eActros 300/400 e eEconic, integrando a estratégia de economia circular da Daimler Truck. A bateria CB400 oferece qualidade equivalente a nova, segurança testada e funcionalidade total, permitindo prolongar o ciclo de vida das baterias, conservar recursos naturais e reduzir significativamente a pegada de CO₂e.
Compromisso com a economia circular e a eficiência de recursos
O projecto foi desenvolvido no Kompetenzzentrum für emissionsfreie Mobilität (KEM) em Mannheim, junto às instalações de produção em série. As baterias usadas CB400 são recolhidas, desmontadas, limpas e recondicionadas de acordo com os mais recentes padrões de produção.
“Com a bateria recondicionada CB400, oferecemos aos nossos clientes uma solução económica e sustentável que reutiliza componentes de alta qualidade, reduzindo o consumo de recursos e as emissões de gases com efeito de estufa, sem comprometer a qualidade,” afirma Christian Vrbek, responsável de Remanufacturing Zero Emission Vehicles na Daimler Truck.
Comparativamente à produção de baterias novas, a reutilização de componentes permite reduzir em cerca de um terço as emissões de CO₂e. As baterias não aptas para recondicionamento seguem diretamente para reciclagem, sendo também possível o seu uso posterior como sistemas estacionários de armazenamento de energia.
Qualidade verificada, segurança comparável e funcionalidade completa
Cada bateria CB400 recondicionada cumpre os requisitos de segurança e funcionalidade da Mercedes-Benz Trucks, recebendo a versão mais recente do software e passando por rigorosos testes de fugas e desempenho. Mantêm a garantia oficial de peças genuínas Mercedes-Benz e estão disponíveis em diversos níveis de performance, assegurando compatibilidade com os packs de bateria existentes nos veículos.
Visão de futuro para uma frota mais sustentável
Este projecto pioneiro começou em 2021 como iniciativa de estudantes e evoluiu para uma solução interdisciplinar que serve agora de referência para o recondicionamento de baterias de alta tensão no sector dos veículos comerciais. As lições aprendidas com a CB400 já estão a ser aplicadas no desenvolvimento da próxima geração, como a bateria CEB500 destinada ao novo Mercedes-Benz eActros 600.
Apesar de a produção dos eActros 300 e 400 terminar no final deste ano, a procura por peças fiáveis e económicas mantém-se elevada. Para os operadores de frota, esta nova solução de troca representa uma vantagem real — tanto económica como ecologicamente.
Competência e inovação no centro de Mannheim
O KEM foi fundado em 1994 como centro de competências para mobilidade sem emissões e, desde então, contribuiu para projectos inovadores, incluindo o desenvolvimento de furgões eléctricos já em 1996. Actualmente, é responsável pela integração de baterias e tecnologias de alta tensão nos veículos comerciais Daimler Truck.
O Battery Technology Center (BTC) em Mannheim, com mais de 10.000 m², integra desenvolvimento e produção, desde linhas piloto de produção de células até à prototipagem de packs de baterias para testes e viaturas experimentais.
Sobre a Daimler Truck e o compromisso com a sustentabilidade
A Daimler Truck está empenhada em contribuir para a descarbonização dos transportes, operando de acordo com os princípios de economia circular e reduzindo o impacto ambiental dos seus produtos através de ciclos fechados de materiais.
Com mais de 4.600 colaboradores, a fábrica Mercedes-Benz de Mannheim continua a liderar a inovação em sistemas de propulsão eléctricos e tecnologias de baterias, formando também jovens talentos — tendo já formado mais de 11.000 pessoas ao longo da sua história centenária.
Para mais informações clica aqui.