À medida que se prepara para revelar um novo superdesportivo de edição limitada durante a Monterey Car Week 2025, a Lamborghini revisita o seu legado de modelos “few-off” – criações exclusivas que representam a vanguarda do design e da engenharia da marca.
Desde 1963 que a Lamborghini é sinónimo de estilo inigualável, performance extrema e inovação visionária. Esta tradição de séries limitadas iniciou-se em 2007 com o Reventón, o primeiro modelo de produção integralmente desenhado pelo Lamborghini Centro Stile, que introduziu o conceito de “few-off” no universo automóvel. Limitado a 20 coupés e 15 roadsters, o Reventón impressionou pelo seu design inspirado na aeronáutica e pela utilização pioneira de materiais e tecnologias, como os painéis de carroçaria em compósito de fibra de carbono – solução posteriormente implementada no Aventador.
“Lembro-me quando apresentámos o primeiro few-off – o Reventón – no Salão de Frankfurt,” recorda Stephan Winkelmann, CEO e Chairman da Automobili Lamborghini. “Estes modelos, produzidos em séries extremamente limitadas, reforçam a exclusividade da nossa marca e tornam possível materializar o futuro no presente, desbloqueando todo o potencial do nosso design e engenharia.”
Em 2010, a Lamborghini apresentou o Sesto Elemento, limitado a apenas 20 unidades e com peso inferior a 1000 kg, graças à utilização extensiva de materiais compósitos ultraleves, incluindo o Forged Composite® patenteado pela marca. Já em 2013, o Veneno trouxe soluções aerodinâmicas avançadas e a estreia do CarbonSkin nos interiores, além de ter sido o primeiro Lamborghini com asa traseira ajustável manualmente – funcionalidade depois adoptada no Aventador SVJ e Huracán STO.
Para celebrar o centenário do fundador Ferruccio Lamborghini, em 2016 surgiu o Centenario, equipado com 770 CV e inovações como a direcção traseira, mais tarde implementada no Revuelto, e um ecrã central táctil de infotainment que marcou a digitalização da experiência de condução.
Em 2019, no Salão de Genebra, o Sián FKP 37 apresentou a primeira motorização electrificada da marca, com motor V12 combinado com supercondensadores, demonstrando que a electrificação representa uma evolução da performance para a Lamborghini. Este modelo introduziu ainda detalhes de design que hoje marcam a identidade da marca, como as luzes dianteiras em Y.
Em 2021, o Countach LPI 800-4 celebrou os 50 anos do protótipo LP500, reinterpretando-o com tecnologia híbrida e soluções inovadoras como o tejadilho fotocromático e as grelhas de ventilação impressas em 3D.
Este ano, durante a Monterey Car Week, a Lamborghini apresentará um novo modelo few-off que projecta o futuro dos seus superdesportivos, reafirmando os valores de exclusividade, inovação e performance que definem a marca de Sant’Agata Bolognese há mais de seis décadas.
Para mais informações clica aqui.