Mercedes-Benz Trucks Conquista Recorde Mundial com Camião Elétrico eActros 600 em Marcha-Atrás

A Mercedes-Benz Trucks alcançou um novo título do GUINNESS WORLD RECORDS™ ao conduzir o seu camião elétrico eActros 600, com reboque, em marcha-atrás durante 124,7 quilómetros, superando o anterior recorde de 89 quilómetros estabelecido nos Estados Unidos, em 2020, com um camião a diesel.

A impressionante viagem, realizada no circuito Motorsport Arena Oschersleben, na Saxónia-Anhalt, durou 6 horas e 22 minutos a uma média de 20 km/h, enfrentando 14 curvas apertadas concebidas para carros, o que tornou o feito ainda mais desafiante.

Marco Hellgrewe, entusiasta de camiões e oficial das Forças Armadas Alemãs, liderou o desafio e conduziu o eActros 600 durante toda a prova. Hellgrewe já tinha batido um recorde semelhante em 2008 com um camião a diesel. Esta noite, prevê-se que o condutor prolongue o percurso com mais 30 quilómetros em estrada pública até ao novo Global Parts Center da Daimler Truck em Halberstadt, que será oficialmente inaugurado a 10 de julho.

“É um enorme orgulho trazer este recorde de volta à Alemanha, agora com um camião 100% elétrico. Com esta conquista, chamámos a atenção para temas como a eletrificação, a segurança rodoviária e a valorização dos motoristas profissionais”, afirmou Hellgrewe.

A Mercedes-Benz Trucks aproveitou a ocasião para destacar o papel da tecnologia e dos sistemas de assistência ao condutor, como o MirrorCam, que contribuíram para a segurança e precisão da condução em marcha-atrás. Rainer Müller-Finkeldei, Diretor de Engenharia de Produto da marca, sublinhou a importância deste feito para sensibilizar a indústria e a sociedade para a mobilidade sustentável.

“Este recorde simboliza a transformação em curso no setor dos transportes e reforça a importância do nosso compromisso com as energias alternativas. O envolvimento de parceiros como o PROFI e o Blicki e.V. reforça o impacto social desta ação”, declarou Müller-Finkeldei.

As associações PROFI – Pro Fahrer-Image e.V. e Blicki e.V. também saudaram o feito, destacando o seu contributo para a valorização da profissão de motorista e para a educação das crianças sobre os perigos no trânsito.

Sobre o eActros 600

Apresentado em novembro de 2024 e já em circulação desde dezembro, o eActros 600 é o camião elétrico de longo curso da Mercedes-Benz Trucks, com uma autonomia de até 500 km sem recarga, graças à sua bateria de 621 kWh. A tecnologia de células LFP assegura uma longa durabilidade e elevada eficiência. O modelo suporta até 44 toneladas de peso bruto e pode ultrapassar os 1.000 km diários com recargas durante as pausas regulamentares dos condutores.

O camião foi recentemente distinguido como “International Truck of the Year 2025” e tem sido submetido a provas rigorosas em condições reais, incluindo a European Testing Tour, cobrindo 15.000 km em 22 países.

Infraestrutura e Futuro

A Mercedes-Benz Trucks reconhece a necessidade urgente de desenvolver a infraestrutura de carregamento para veículos pesados na Europa, atualmente muito limitada. A marca pretende implementar até 3.000 pontos de carregamento rápido semi-públicos até 2030, através da rede TruckCharge, complementando iniciativas como a Milence – uma joint venture com a TRATON e o Volvo Group.

A construção do novo Global Parts Center em Halberstadt está em fase avançada. Com 270.000 m² de área útil, o centro irá abastecer cerca de 20 centros logísticos em todo o mundo, tornando-se o núcleo global de distribuição de peças da Mercedes-Benz Trucks.

Para mais informações clica aqui