Novo Volvo FH Aero Electric promete revolucionar o transporte rodoviário de mercadorias com zero emissões.
A Volvo Trucks revelou oficialmente o seu mais recente camião elétrico de longo curso, o Volvo FH Aero Electric, equipado com tecnologia de e-axle e uma autonomia impressionante de até 600 quilómetros. Com carregamento ultrarrápido – apenas 40 minutos para carregar de 20% a 80% – este modelo marca um avanço significativo na eletrificação do transporte pesado a longa distância, um dos segmentos mais difíceis de descarbonizar até agora.
A marca sueca irá lançar oficialmente o camião e abrir as encomendas no segundo trimestre de 2026, mas já revelou imagens e detalhes técnicos. Clientes interessados já podem assinar cartas de intenção de compra para garantir prioridade na aquisição do novo modelo.
“Este é um verdadeiro ponto de viragem no transporte com zero emissões. Agora, as empresas de transporte podem operar grandes distâncias com camiões elétricos sem comprometer a produtividade”, afirma Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks. “O carregamento super-rápido e a alta capacidade de carga tornam esta solução extremamente competitiva.”
Carregamento rápido durante a pausa legal
O novo FH Aero Electric é um dos primeiros veículos adaptados ao padrão MCS (Megawatt Charging System), permitindo recarregar de 20% a 80% da bateria em cerca de 40 minutos – o tempo equivalente ao período de descanso obrigatório dos motoristas segundo a legislação europeia. Este detalhe técnico garante uma alta eficiência operacional, tornando viáveis operações de longo curso com camiões elétricos num único dia de trabalho.
Elevada capacidade de carga e autonomia
Com um peso bruto total de até 48 toneladas, o FH Aero Electric consegue atingir capacidades de carga próximas das dos camiões a diesel convencionais. Tal é possível graças à configuração de eixo 6x2 com eixo de suporte adicional, que permite transportar mais baterias e oferece melhor distribuição de peso.
A impressionante autonomia de até 600 km deve-se à nova tecnologia de motorização e-axle, que liberta espaço no chassis e permite integrar até oito baterias, com uma capacidade instalada total de 780 kWh.
Oferta abrangente e experiência consolidada
O novo modelo estará disponível com cabina standard e integra a já ampla gama de soluções elétricas da Volvo Trucks, que inclui não só veículos, mas também serviços como:
- Avaliação de rotas ideais para eletrificação
- Soluções de carregamento em estrada e nos centros operacionais
- Monitorização detalhada da performance da frota elétrica
“Temos a oferta mais completa da indústria em soluções de transporte elétrico e mais de cinco anos de experiência no apoio a milhares de clientes na transição energética”, reforça Roger Alm. “A Volvo Trucks é a parceira ideal para as empresas que querem iniciar a sua jornada de descarbonização.”
Líder global na eletrificação do transporte pesado
Com oito modelos elétricos de gama média e pesada no portefólio, a Volvo Trucks é líder mundial em camiões elétricos. Desde o início da produção em série em 2019, já entregou mais de 5.000 unidades em 50 países, abrangendo setores como distribuição urbana e regional, construção, gestão de resíduos e, agora, transporte de longa distância.
Estratégia de três vias para emissões zero até 2040
A Volvo Trucks segue uma estratégia tecnológica de três vias para alcançar a neutralidade carbónica até 2040, baseada em:
- Camiões elétricos a bateria
- Camiões elétricos a célula de combustível
- Motores de combustão que utilizam combustíveis renováveis, como hidrogénio verde, biogás, biodiesel ou HVO (óleo vegetal hidrotratado)
Esta abordagem multifacetada visa garantir flexibilidade tecnológica e resiliência na transição para um futuro com transporte rodoviário livre de combustíveis fósseis.
Para mais informações clica aqui.