Parceria impulsiona o desenvolvimento do ecossistema de Mobilidade Aérea Avançada no Brasil.
A Eve Air Mobility (NYSE: EVEX; EVEXW) anunciou a sua colaboração com a PRS Aeroportos – um consórcio entre a Pax Aeroportos SA (concessionária do Aeroporto Campo de Marte) e a UrbanV SpA (operadora de vertiportos) – e com a VertiMob Infrastructure Ltda, no âmbito do sandbox regulatório para vertiportos promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC). Esta iniciativa representa um passo decisivo para a criação de normas operacionais para aeronaves de descolagem e aterragem vertical eléctricas (eVTOL).
O projecto do sandbox terá a duração de 24 meses e funcionará como ambiente de experimentação para o desenvolvimento de soluções inovadoras para vertiportos. Entre os temas abordados estarão a capacidade da infraestrutura física, sistemas de combate a incêndios, controlo de acessos, normas de ruído, disposições para descolagens e aterragem, trajetórias de aproximação e saída, bem como instalações de manutenção e apoio.
Contributo da Eve para o avanço da mobilidade aérea urbana
Enquanto fabricante de eVTOLs, a Eve contribuirá com o seu conhecimento técnico para o desenvolvimento das características e requisitos operacionais das aeronaves. A empresa irá ainda partilhar boas práticas em operações, aproveitando a sua vasta experiência no setor aeroespacial, incluindo procedimentos de verificação pré-voo e protocolos operacionais padronizados.
Para além do foco técnico, a Eve está também empenhada em moldar o mercado de Mobilidade Aérea Avançada (AAM), colaborando com os operadores de infraestrutura para garantir que os serviços prestados nos vertiportos correspondem às exigências futuras do setor.
“Desde o início, a visão da Eve sempre foi mais abrangente do que apenas a aeronave. Estamos profundamente comprometidos em integrar e impulsionar todo o ecossistema AAM”, afirmou Johann Bordais, CEO da Eve. “A nossa participação no sandbox regulatório da ANAC é uma prova clara desse compromisso. Esta parceria permite-nos abordar todas as dimensões da indústria – desde a infraestrutura dos vertiportos até à operação dos eVTOLs – em consonância com os padrões das agências reguladoras internacionais.”
Progresso na certificação do eVTOL da Eve
Recentemente, a ANAC publicou os critérios finais de aeronavegabilidade para o eVTOL da Eve, um marco essencial no caminho para a certificação de tipo. Com esta publicação, a empresa poderá agora definir os meios de conformidade em colaboração com a agência. A Eve continua a trabalhar em estreita cooperação com a ANAC e com a FAA (Federal Aviation Administration) dos Estados Unidos para obter e validar o Certificado de Tipo (TC).
Estudos de operação e planeamento global
A Eve tem vindo a conduzir estudos de Conceito de Operações (CONOPs) em cidades como Rio de Janeiro, Chicago e Londres, delineando a visão e os requisitos operacionais para a integração dos eVTOLs. Estes estudos incluem as jornadas dos utilizadores, serviços de apoio e envolvem todos os intervenientes do setor, com o objetivo de reunir feedback abrangente e construir soluções eficazes para o mercado.
Sobre a Eve Air Mobility
A Eve dedica-se a acelerar o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Com um espírito inovador de start-up, apoiada por 55 anos de experiência da Embraer na indústria aeroespacial, a Eve promove uma abordagem integrada que combina o desenvolvimento de eVTOLs, uma rede global de serviços e suporte, e uma solução única de gestão do tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está cotada na Bolsa de Valores de Nova Iorque sob os símbolos “EVEX” e “EVEXW”.
Sobre a VertiMob Infrastructure
A VertiMob é a primeira empresa brasileira dedicada exclusivamente ao desenvolvimento, implementação e operação de vertiportos. Tem como missão transformar a mobilidade urbana com soluções sustentáveis e inovadoras para o transporte aéreo urbano.
Sobre a UrbanV
A UrbanV é detida por Aeroporti di Roma, Aéroports de la Côte d’Azur, SAVE Group e o Aeroporto Guglielmo Marconi de Bolonha. A empresa atua no desenvolvimento internacional de infraestrutura para Mobilidade Aérea Avançada, com a ambição de lançar uma das primeiras redes comerciais de AAM do mundo, começando por Roma.
Para mais informações clica aqui.