Vandijck Transport Testa o Mercedes-Benz eActros 600 Numa Rota Internacional de Mais de 1.500 km

Empresa familiar belga antecipa a mobilidade sustentável com testes intensivos do camião elétrico de longo curso da Mercedes-Benz.

A Vandijck Transport, empresa familiar sediada em Herentals, na Bélgica, e especializada em transporte nacional e internacional, reforça o seu compromisso com a mobilidade sustentável ao testar, de forma intensiva, o novo Mercedes-Benz eActros 600 numa rota de longo curso superior a 1.500 quilómetros até à Suíça.

Pioneira na transição energética, a Vandijck foi uma das primeiras transportadoras na Bélgica a encomendar, já em 2024, duas unidades do eActros 600, camião totalmente elétrico da Mercedes-Benz Trucks. Enquanto aguarda a entrega oficial prevista para o segundo trimestre de 2025, a empresa realizou um ensaio prático com um protótipo do modelo, numa viagem até um cliente final na Suíça, acompanhada por um condutor da Daimler Truck Belgium Luxembourg.

Preparação minuciosa e resultados promissores

A viagem foi cuidadosamente planeada, tendo sido considerados elementos como o trajeto, infraestruturas de carregamento, desníveis do percurso, pesos transportados e cenários de consumo. O camião, com um peso bruto de 33,2 toneladas, percorreu 1.530 quilómetros com carregamentos intermédios – incluindo troços de montanha, tráfego urbano e autoestrada.

Conseguimos percorrer quase 600 km antes do primeiro carregamento e ainda regressámos com 13% de bateria. A autonomia surpreendeu-nos verdadeiramente”, afirma Guy Vandijck, Diretor-Geral da empresa. “A condução é muito diferente do habitual, mas uma vez compreendido o princípio da recuperação de energia, torna-se uma experiência bastante agradável.”

O sistema de recuperação de energia em descidas revelou-se particularmente eficaz, com impacto direto no consumo, que se fixou em 96,3 kWh/100 km – um resultado muito positivo. Para além da eficiência energética, o eActros 600 destacou-se pelo conforto de condução, estabilidade e silêncio de funcionamento, devido ao centro de gravidade baixo e à ausência de ruído de motor.

Liderar pelo exemplo

Um dado notável: o próprio Guy Vandijck assumiu o volante ao lado do condutor da Daimler Truck. “Enquanto empresário, quero compreender os desafios da condução elétrica para poder apoiar melhor os meus motoristas. Não quero que se sintam obrigados a enfrentar o desconhecido, por isso farei as primeiras missões com eles”, explicou.

Esta abordagem prática visa criar confiança dentro da equipa, fator essencial para uma transição bem-sucedida para novas tecnologias. A motivação resultante do teste foi evidente: “Este ensaio foi não só tecnicamente bem-sucedido, mas também um impulso anímico para todos nós.

Aplicações reais e próximos passos

Das duas unidades encomendadas, uma será utilizada em tráfego de vaivém entre Limburg e Antuérpia e a outra em transporte internacional até Zurique. A empresa também planeia investir na sua própria infraestrutura de carregamento, com dispositivos de carga rápida DC e sistemas fotovoltaicos, de modo a minimizar as dependências da rede pública e alinhar carregamentos com as pausas obrigatórias dos condutores.

Sobre o Mercedes-Benz eActros 600

Apresentado oficialmente em novembro de 2024, o eActros 600 iniciou entregas aos clientes em dezembro do mesmo ano. Com uma autonomia de até 500 km sem carregamento intermédio, pode atingir mais de 1.000 km diários com recargas durante pausas regulamentares. Equipado com três packs de baterias LFP (lítio-ferro-fosfato) com capacidade total instalada de 621 kWh, o camião oferece uma solução robusta, durável e altamente eficiente.

Destinado a operações de longo curso, o modelo permite um peso bruto combinado até 44 toneladas, com uma carga útil aproximada de 22 toneladas com semirreboque padrão. O eActros 600 foi já distinguido como “International Truck of the Year 2025”, o prémio mais prestigiado do sector, atribuído por um júri de 24 jornalistas especializados em veículos comerciais.

Para mais informações clica aqui.