ULisboa no Espaço Europeu de Investigação: Construir Carreiras Atrativas, Fortalecer Instituições

Press Release: A ULisboa organiza, a 26 de junho de 2025, uma nova edição das Jornadas Científicas ULisboa, que se afirmam como um espaço privilegiado para reflexão estratégica sobre o papel da investigação na Universidade, em diálogo com as agendas nacionais e europeias.

A edição de 2025 é dedicada ao tema "Espaço Europeu de Investigação: Construir Carreiras, Fortalecer Instituições". Ocorre num momento decisivo, em que a ULisboa está a iniciar o processo de candidatura ao selo HR Excellence in Research, no âmbito da Estratégia de Recursos Humanos para Investigadores (HRS4R) promovida pela Comissão Europeia e alinhada com a “Recomendação do Conselho relativa a um quadro europeu para atrair e reter talentos no domínio da investigação, da inovação e do empreendedorismo na Europa”.

Este processo reforça o compromisso da ULisboa com os princípios da Carta Europeia do Investigador e do Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores, contribuindo para a criação de ambientes de trabalho mais atrativos, estáveis e inclusivos, fundamentais para a captação e retenção de talento científico.

As Jornadas constituem, assim, uma oportunidade para:

  • Aprofundar o conhecimento da comunidade académica sobre o novo European Framework for Research Careers e sobre os compromissos de reforma da avaliação da investigação;
  • Promover o diálogo com instituições parceiras, tanto nacionais como internacionais, que já implementaram políticas alinhadas com os princípios da HRS4R e da Ciência Aberta;
  • Envolver as Escolas, as Unidades de Investigação e os serviços da ULisboa no arranque de um processo participativo e contínuo de valorização da carreira científica.

O evento é dirigido a docentes, investigadores, estudantes de doutoramento, gestores de ciência e outros dirigentes e técnicos da ULisboa, bem como a parceiros institucionais e representantes de organismos de financiamento e gestão de ciência.

Mais informações aqui.