A SEAT S.A. continua a avançar de forma determinada no seu processo de eletrificação, preparando a fábrica de Martorell para a produção de veículos elétricos. Em 2026, a unidade industrial catalã dará início à produção em série do CUPRA Raval, seguindo-se a versão de produção do Volkswagen ID.2all – dois modelos da nova família de veículos urbanos elétricos do Grupo Volkswagen, liderada pela SEAT S.A. no Brand Group Core.
Num ano decisivo para a transformação elétrica da marca, a empresa alcançou dois marcos estratégicos: a montagem das primeiras baterias em pré-série na nova unidade dedicada e o fabrico das primeiras peças de carroçaria do CUPRA Raval na nova prensa PXL.
“A montagem dos primeiros sistemas de bateria e o fabrico de componentes de carroçaria para os futuros modelos elétricos em Martorell são marcos fundamentais na nossa estratégia de eletrificação,” destacou Markus Haupt, CEO interino da SEAT e CUPRA e Vice-Presidente Executivo de Produção e Logística da SEAT S.A. “Este é um ano determinante, em que nos preparamos para iniciar a produção em série da família de veículos urbanos elétricos do Brand Group Core, com o objetivo de liderar a mobilidade elétrica na Península Ibérica.”
Nova unidade inicia montagem de baterias em pré-série
Menos de um ano e meio após o início da construção, a nova fábrica de baterias da SEAT S.A. em Martorell já iniciou a montagem dos primeiros sistemas em pré-série. Esta fase permite testar instalações, processos e produtos antes da produção em série, assegurando o sucesso do lançamento dos novos modelos.
Atualmente, o processo combina operações automatizadas com tarefas manuais. Quando estiver plenamente operacional, a unidade terá processos totalmente robotizados e empregará 500 profissionais. A infraestrutura inclui ainda uma ponte de 600 metros equipada com um sistema de transporte automatizado, que fará a ligação direta entre a fábrica de baterias e a linha de montagem final.
Com um investimento de 300 milhões de euros e uma área de 64.000 m², a nova instalação terá capacidade máxima para produzir até 300.000 baterias por ano, fornecendo exclusivamente os modelos urbanos elétricos do Grupo a produzir em Martorell. Este passo estratégico permitirá à SEAT S.A. melhorar a competitividade, otimizar os processos logísticos e reduzir a pegada de carbono.
Nova prensa PXL produz primeiras peças do CUPRA Raval
Outro marco significativo é o início da produção das primeiras peças de carroçaria do CUPRA Raval na nova prensa PXL, instalada na fábrica de Martorell. Operacional desde 2024, esta prensa de última geração permite fabricar peças de grandes dimensões com elevada eficiência – até 15 ciclos por minuto e capacidade anual de 4 milhões de peças.
A tecnologia avançada da prensa PXL é parte essencial do processo de modernização da fábrica, que está a transformar-se numa instalação mais inteligente, conectada e sustentável. Desde a estampagem inicial até à montagem final, passando pelas áreas de pintura e carroçaria, a produção pré-série serve para ajustar todas as fases antes do arranque em larga escala previsto para 2026.
Liderança industrial na mobilidade elétrica urbana
Com estes avanços, a SEAT S.A. reforça a sua posição como líder industrial no desenvolvimento e produção da nova geração de veículos urbanos elétricos do Grupo Volkswagen. A empresa continua a liderar o projeto Future: Fast Forward, um dos maiores investimentos industriais da história de Espanha, com o objetivo de posicionar o país como um polo estratégico europeu na mobilidade elétrica.
CUPRA Raval: irreverência e emoção em modo elétrico
O CUPRA Raval será lançado em 2026 como o primeiro modelo desta nova família. Totalmente elétrico, com tração dianteira e baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o Raval foi concebido para um futuro mais audaz e emocional. A marca promete uma condução elétrica emocionante, desafiando a ideia de que a mobilidade sustentável tem de ser aborrecida.
Para mais informações clica aqui.