Nova Geração DAF Já Disponível com Biodiesel B100

Importante avanço para transportadoras comprometidas com a sustentabilidade

A DAF Trucks dá mais um passo em direção a um transporte rodoviário mais sustentável ao anunciar que os modelos DAF XF, XG e XG+ da Nova Geração já podem ser encomendados com o motor PACCAR MX-13 especialmente desenvolvido para funcionar com biodiesel B100. Esta nova motorização está disponível tanto para tratores como para chassis rígidos.

O biodiesel B100, também conhecido como FAME (Ésteres Metílicos de Ácidos Gordos) ou RME (Ésteres Metílicos de Colza), é um combustível 100% renovável, produzido a partir de óleos vegetais e gorduras. Quando comparado com o gasóleo fóssil convencional, o B100 permite uma redução das emissões de CO₂ até 90% do poço à roda (well-to-wheel), colocando-se ao lado do HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado) como uma solução viável e ecológica.

Motor MX-13 otimizado para B100

Para maximizar a eficiência e reduzir ao mínimo as emissões, o motor MX-13 compatível com B100 (355 kW/480 cv) foi equipado com software específico, desenvolvido para considerar o menor poder calorífico do biodiesel face ao gasóleo tradicional.

Sustentabilidade sem compromissos

“Com a introdução do motor MX-13 preparado para biodiesel, oferecemos mais uma alternativa às transportadoras que pretendem reduzir a sua pegada ambiental,” afirma Jeroen van den Oetelaar, Engenheiro-Chefe da DAF Trucks. “Todos os camiões DAF com motor de combustão já são compatíveis com HVO, mas o B100 está mais facilmente disponível em algumas regiões. Com esta nova opção, proporcionamos aos nossos clientes mais uma forma – a par do HVO e das cadeias cinemáticas elétricas – de adotarem soluções sustentáveis sem comprometer a fiabilidade dos seus veículos.”

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