Mercedes-Benz Trucks Reforça Portefólio de Camiões Elétricos com Novas Variantes Baseadas no eActros 600

A Mercedes-Benz Trucks vai expandir o seu portefólio de camiões elétricos com novas variantes baseadas no inovador eActros 600, o modelo de longo curso totalmente elétrico apresentado no final de 2023. Esta nova geração de veículos mantém as principais características tecnológicas que definem o eActros 600: elevada eficiência energética, autonomia superior e engenharia de ponta adaptada às exigências do transporte pesado.

De acordo com Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks, “o nosso objetivo é acelerar a descarbonização da indústria através da eletrificação de cada vez mais aplicações no transporte. As necessidades dos nossos clientes são muito diversas, sobretudo em termos de carga útil e autonomia. Com estas novas variantes, queremos oferecer o melhor do nosso sistema modular e apoiar os clientes na transição económica para o transporte elétrico”.

Novas variantes e mais flexibilidade operacional

O portefólio alargado incluirá tratores de semirreboque e chassis de plataforma com diferentes distâncias entre eixos, versões com duas baterias e cabinas longas alternativas com diferentes formatos de tejadilho, inspiradas no design consagrado do Actros.

As primeiras unidades destes novos modelos estarão disponíveis para encomenda no outono de 2025, com início da produção previsto para o mesmo ano na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth am Rhein, na Alemanha.

Tecnologia de referência no setor

Lançado comercialmente em 2024, o eActros 600 é equipado com um eixo motriz elétrico desenvolvido internamente, baterias de tecnologia LFP (lítio-ferro-fosfato) — reconhecidas pela sua durabilidade — e tensão de bordo de 800 volts, permitindo uma maior eficiência energética e desempenho. A autonomia pode chegar até 500 km sem necessidade de carregamento intermédio, com possibilidade de superar os 1.000 km por dia com paragens para carregamento durante os períodos de descanso dos condutores.

O camião conta ainda com o novo Multimedia Cockpit Interactive 2, uma cabine redesenhada (ProCabin), três pacotes de baterias com 207 kWh cada, totalizando 621 kWh de capacidade instalada, e um conjunto alargado de sistemas de assistência à condução, reforçando a segurança e o conforto.

Em 2025, o eActros 600 foi distinguido como o “Camião Internacional do Ano”, uma das mais prestigiadas distinções do setor, atribuída pela International Truck of the Year (IToY).

Portefólio elétrico em crescimento e reestruturação da oferta

Desde 2021, a Mercedes-Benz Trucks tem vindo a expandir a sua gama elétrica, começando pelos modelos eActros 300/400 e o eEconic — este último concebido para operações de recolha de resíduos urbanos. Em 2026, será lançada uma série limitada do novo eArocs 400, apresentado na Bauma 2025, direcionado para o transporte em obras urbanas, partilhando vários componentes com o eActros 600.

Como parte desta transição tecnológica, a marca anunciou que irá descontinuar a produção dos modelos eActros 300/400 até ao final de 2025. A produção do eEconic, no entanto, continuará sem alterações.

Infraestruturas de carregamento: o próximo grande desafio

Apesar dos avanços tecnológicos, a Mercedes-Benz Trucks reconhece que a falta de infraestruturas de carregamento continua a ser um dos principais entraves à adoção em larga escala dos camiões elétricos. Atualmente, existem menos de 1.000 pontos de carregamento para veículos pesados em toda a Europa.

Para ajudar a colmatar este défice, a Daimler Truck anunciou um plano para criar uma rede própria semi-pública com mais de 3.000 pontos de carregamento rápido até 2030. Este projeto complementa a rede pública da Milence, uma joint-venture com o Grupo TRATON e o Grupo Volvo, que pretende instalar 1.700 pontos públicos de alto desempenho até 2027.

Para mais informações clica aqui.