Mercedes-Benz Trucks Prepara Tentativa de Recorde Mundial com Camião Elétrico eActros 600

Mercedes-Benz Trucks Prepara Tentativa de Recorde Mundial com Camião Elétrico eActros 600 a Conduzir em Marcha-Atrás.

A Mercedes-Benz Trucks está prestes a protagonizar uma façanha invulgar e ambiciosa com um objetivo claro: chamar a atenção para a eletrificação do transporte rodoviário, a segurança rodoviária e a valorização da profissão de motorista. A marca alemã pretende estabelecer um novo título GUINNESS WORLD RECORDS™ ao percorrer mais de 100 quilómetros em marcha-atrás com o seu novo camião elétrico de longo curso, o eActros 600, incluindo o semirreboque.

A tentativa de recorde está marcada para 4 de junho, na pista do Motorsport Arena Oschersleben, no estado de Saxónia-Anhalt, Alemanha. A Mercedes-Benz Trucks quer superar o anterior recorde de 89 quilómetros, estabelecido nos EUA em 2020 com um camião a diesel. Após a tentativa oficial em pista, a marca alemã planeia ainda realizar um percurso adicional de cerca de 30 quilómetros em marcha-atrás em estrada pública até ao novo Daimler Truck Global Parts Center em Halberstadt, com escolta policial.

Regresso às origens com um novo protagonista

O condutor desta ousada tentativa será Marco Hellgrewe, de 50 anos, natural de Werneuchen, perto de Berlim. Oficial das Forças Armadas Alemãs e entusiasta de camiões, Hellgrewe deteve o recorde anterior em 2008, quando percorreu 64 quilómetros em marcha-atrás com um camião a diesel. Agora, está determinado a voltar a fazer história, desta vez ao volante de um camião 100% elétrico.

“É uma honra poder tentar novamente este feito, desta vez com um camião que representa o futuro da mobilidade sustentável. O eActros 600 é surpreendentemente confortável e eficiente, mesmo em marcha-atrás”, afirmou Hellgrewe.

Mais do que um recorde: um compromisso com o futuro

Rainer Müller-Finkeldei, Diretor de Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Trucks, destaca o simbolismo da iniciativa: “A ideia do Marco encaixa perfeitamente com o espírito pioneiro da nossa marca. O eActros 600 prova que já existem soluções elétricas viáveis para o transporte de longa distância, mas é crucial acelerar o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento.”

O eActros 600, que começou a ser entregue a clientes em dezembro de 2024, foi concebido para percorrer até 500 quilómetros com uma só carga e pode ultrapassar os 1.000 quilómetros por dia com carregamentos intermédios durante as pausas regulamentares dos motoristas. A sua bateria de 621 kWh, composta por três módulos de 207 kWh com tecnologia LFP (lítio-ferro-fosfato), oferece elevada durabilidade e eficiência.

Reverter por uma boa causa

A Mercedes-Benz Trucks associou-se às organizações alemãs Blicki e.V. e PROFI – Pro Fahrer-Image e.V. para promover a segurança rodoviária e o reconhecimento da profissão de motorista. Os logótipos destas entidades estarão visíveis no eActros 600 e no semirreboque usado durante a tentativa. A Blicki planeia realizar ações de formação sobre segurança rodoviária em escolas de Halberstadt, enquanto a PROFI reforça a visibilidade e valorização da profissão de motorista.

Prof. Dr. Dirk Engelhardt, presidente da PROFI, afirma: “Este projeto oferece uma plataforma única para destacar a importância dos motoristas profissionais e o papel crucial que desempenham na nossa sociedade.”

Infraestrutura de carregamento: o próximo desafio

Apesar dos avanços tecnológicos, a Mercedes-Benz Trucks alerta que a infraestrutura de carregamento ainda é insuficiente. Atualmente, existem menos de 1.000 pontos de carregamento para camiões pesados em toda a Europa. A Daimler Truck já apresentou um plano para criar uma rede própria com mais de 3.000 pontos rápidos até 2030. Esta será complementada pelas iniciativas da Milence, uma joint venture com o grupo TRATON e o Volvo Group, que pretende instalar 1.700 estações até 2027.

Segurança: prioridade máxima

O eActros 600 integra uma série de sistemas de assistência à condução, como o Active Brake Assist 6, o Sideguard Assist 2 e o MirrorCam, essenciais para a realização da manobra em marcha-atrás com segurança. Estes sistemas ajudam os condutores a manter o controlo e a antecipar riscos, mesmo em situações complexas e com baixa visibilidade.

Halberstadt: novo coração logístico da Mercedes-Benz Trucks

O destino final da tentativa de recorde é o novo Global Parts Center em Halberstadt. Este centro logístico de última geração ocupará 270.000 m² de área construída e coordenará a distribuição mundial de peças sobressalentes, tornando-se o centro nevrálgico da cadeia de fornecimento da marca.

Com esta iniciativa, a Mercedes-Benz Trucks mostra que inovação, sustentabilidade e responsabilidade social podem andar de mãos dadas, mesmo… em marcha-atrás.

Para mais informações clica aqui.