MassRobotics Distingue Investigadoras com os Prémios “Robotics Medal 2025” e “Rising Star”

A MassRobotics, organização de referência na inovação em robótica, anunciou as vencedoras da edição de 2025 dos prémios Robotics Medal e Rising Star, durante a conferência IEEE ICRA, em Atlanta. Estes prémios, apoiados pela Amazon Robotics, distinguem os contributos notáveis de mulheres na investigação e desenvolvimento de tecnologias robóticas em todo o mundo.

A Robotics Medal, considerada a primeira distinção internacional de grande relevo dedicada exclusivamente a mulheres investigadoras na área da robótica, foi atribuída este ano à Professora Doutora Maja Matarić, da Viterbi School of Engineering, na Universidade do Sul da Califórnia. Reconhecida pelo seu trabalho pioneiro em robôs de assistência social e pelos seus avanços em robótica distribuída e aprendizagem em sistemas de interação humano-robô, a investigadora recebe, além do reconhecimento, um prémio monetário no valor de 50 mil dólares.

A distinção Rising Star, que visa destacar jovens investigadoras promissoras, foi atribuída à Professora Doutora Tania Morimoto, da Universidade da Califórnia, em San Diego. O prémio reconhece o seu trabalho inovador no desenvolvimento de robôs médicos suaves e flexíveis, bem como de interfaces homem-máquina, com vista à melhoria do acesso a cuidados de saúde de elevada qualidade. A vencedora recebe um prémio no valor de 5 mil dólares.

“Ao instituirmos a Robotics Medal, pretendemos celebrar não só o mérito individual, mas também incentivar a participação de mulheres e de outros grupos sub-representados na construção do futuro através da robótica”, sublinhou Tye Brady, CTO da Amazon Robotics e presidente do conselho da MassRobotics.

Desde a sua fundação em 2017, a MassRobotics passou de um incubador localizado em Massachusetts para um hub global de robótica, apoiando mais de 95 startups, das quais mais de 50% provêm de fora do estado e 25% são internacionais.

Além da promoção do talento feminino em eventos e redes de contacto, a MassRobotics tem desenvolvido iniciativas STEM especialmente dirigidas a raparigas do ensino secundário. Destaca-se o programa Jumpstart Fellowship, que formou quase 100 estudantes, muitos dos quais prosseguiram os seus estudos em universidades de prestígio como o MIT, Harvard, Stanford e Georgia Tech.

Apesar dos avanços registados, os dados mais recentes do National Girls Collaborative Project revelam que, embora as mulheres constituam 48% da força de trabalho total, representam apenas 34% das áreas STEM e apenas 16% no setor da engenharia e robótica.

As nomeações para os prémios de 2025 chegaram de todos os EUA – incluindo estados como Texas, Massachusetts e Califórnia – e de países como Canadá, Japão, Alemanha, Espanha, Países Baixos, Suíça e Índia. As propostas abrangeram áreas tão diversas como exoesqueletos, interação humano-robô, novos materiais e tecnologias de assistência.

“A diversidade de áreas e a qualidade das candidaturas refletem o contributo vital das mulheres para este campo em crescimento acelerado”, destacou Joyce Sidopoulos, cofundadora da MassRobotics.

A seleção das vencedoras foi feita por um painel internacional de especialistas liderado pela MassRobotics, que avaliou o impacto técnico, a originalidade e a profundidade dos contributos das candidatas.

“A robótica progride quando se baseia em perspetivas diversas. As contribuições destas investigadoras têm sido cruciais na resolução de alguns dos desafios mais exigentes do setor”, afirmou Daniela Rus, diretora do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciências da Computação (CSAIL) do MIT e membro da direção da MassRobotics.

A cerimónia oficial de entrega dos prémios realizar-se-á no dia 25 de outubro de 2025, no MIT Samberg Conference Center, em Boston. Estão disponíveis bilhetes, mesas reservadas e oportunidades de patrocínio. As nomeações para a edição de 2026 estão abertas até 20 de dezembro de 2025.

Mais informações em: www.massrobotics.org ou via email: award@massrobotics.org.

Para mais detalhes clica aqui.