Cadillac Apresenta Precisão da Impressão 3D com o CELESTIQ, Símbolo de Luxo e Inovação

A Cadillac está a redefinir os limites da produção automóvel com o CELESTIQ, um sedan elétrico ultraluxuoso e construído à mão, que representa um marco na utilização da manufatura aditiva – mais conhecida como impressão 3D – na indústria automóvel. Com mais de 130 componentes produzidos por esta tecnologia, o CELESTIQ é o modelo com a maior concentração de peças impressas em 3D alguma vez produzido pela General Motors (GM).

Durante décadas, a GM recorreu à impressão 3D sobretudo para criar protótipos funcionais, reduzindo o tempo de desenvolvimento de veículos e aumentando a agilidade dos processos de engenharia. Atualmente, essa tecnologia deixou de estar confinada à fase de prototipagem e passou a ser integrada na produção de veículos em série limitada — e o CELESTIQ lidera esta transformação.

Entre as inovações destaca-se o centro do volante do CELESTIQ, que representa a maior peça metálica de produção em impressão 3D da história da GM. Produzido através de fusão a laser por leito de pó metálico — um processo altamente avançado que permite criar peças com geometrias complexas e resistência superior — este componente é um exemplo do potencial estético e funcional da manufatura aditiva.

“O nosso objetivo era que a peça fosse metálica, compatível com o visual premium do veículo”, afirma Brennon White, especialista técnico da GM para aplicações avançadas de produção. “Analisámos várias alternativas, mas a impressão 3D destacou-se pela sua capacidade de produzir uma peça delicada, detalhada e compacta.”

Outra inovação significativa é o guia ajustável do cinto de segurança, também impresso em 3D — o primeiro componente de segurança metálico produzido com esta tecnologia pela GM. Em 2024, esta peça foi distinguida com o Award of Distinction na categoria de Veículo Elétrico, atribuído pela Metal Powders Industry Federation.

“Com a impressão 3D conseguimos consolidar várias partes numa única peça contínua. É não só visualmente impressionante, como estruturalmente robusta”, sublinha White.

A aplicação da impressão 3D na GM não se limita ao CELESTIQ. Os modelos Cadillac V-Series Blackwing foram os primeiros veículos de produção da marca a incorporar peças impressas em 3D, incluindo um medalhão exclusivo no manípulo da caixa manual. A tecnologia está também presente nos veículos de competição da equipa Cadillac Racing.

Grande parte do desenvolvimento destes componentes tem lugar no Additive Industrialization Center (AIC), um centro de 1.400 m² localizado no campus tecnológico da GM em Warren, Michigan. Equipado com mais de 20 máquinas, o AIC trabalha com materiais poliméricos e metálicos, dando forma a soluções inovadoras que mais tarde são escaladas para produção através da cadeia de fornecedores.

“No processo de decisão sobre a utilização de manufatura aditiva, perguntamo-nos: ‘cumpre os requisitos funcionais e faz sentido do ponto de vista económico?’ Se a resposta for sim, avançamos”, explica White. “Foi esse o raciocínio com o CELESTIQ — e o resultado foi algo que nunca conseguiríamos alcançar com métodos tradicionais.”

Combinando inovação, artesanato e personalização extrema, o CELESTIQ reforça a posição da Cadillac como referência mundial no setor automóvel, ao mesmo tempo que aponta o caminho para um futuro onde a impressão 3D desempenha um papel central na conceção e produção de veículos.

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