Press Release: Júri distinguiu o poeta e pensador, que também já tinha sido galardoado com o Prémio Universidade de Coimbra em 2021.
O júri da 21.ª Edição do Prémio Eduardo Lourenço, reunido hoje (sexta-feira, 11) na sede do Centro de Estudos Ibéricos, na Guarda, decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio ao poeta e pensador José Tolentino de Mendonça.
O júri reconheceu "o perfil do intelectual, do humanista e do poeta que marca inequivocamente a cultura portuguesa contemporânea", destacando igualmente "o pensador ecuménico e do diálogo que, com a sua obra, nos ensina que a fronteira é um mistério de encontro". "Na ocasião dos 25 anos do Centro de Estudos Ibéricos, o Prémio Eduardo Lourenço 2025 distingue, na personalidade de José Tolentino de Mendonça, o valor da Educação e da Palavra como fontes de inspiração para fortalecer laços que cruzam todas as fronteiras e dos quais o diálogo ibérico tem sido exemplo", refere o anúncio oficial.
A 21.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos [que reúne Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra e Universidade de Salamanca] "destacou-se pela elevada qualidade e diversidade das candidaturas apresentadas", refere o júri.
Destinado a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas, o Prémio Eduardo Lourenço 2025, no montante de 7.500,00€ (sete mil e quinhentos euros), foi atribuído por um júri constituído pelos membros da Direção do CEI: Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, e os Vice-Reitores das Universidades de Coimbra (UC) e de Salamanca (USAL), Delfim Leão e Matilde Olarte; pelos docentes da UC Manuel Santos Rosa e Luís Umbelino, pelos docente da USAL, Antonio Notario e María Isabel Martín Jiménez; e pelas seguintes personalidades convidadas: António Apolinário Lourenço e Désirée Pedro (indicados pela UC) e Juán Andrés Blanco e María Teresa Conesa (indicadas pela USAL).
José Tolentino Mendonça também já tinha sido galardoado, em 2021, com o Prémio Universidade de Coimbra.
Mais informações e a lista dos anteriores vencedores do Prémio Eduardo Lourenço estão disponíveis neste endereço.
Mais detalhes aqui.