Bosch e Element Six Criam a Bosch Quantum Sensing para Liderar o Mercado Global de Sensores Quânticos

Press Release: Bosch e Element Six criam a Bosch Quantum Sensing para liderar o mercado global de sensores quânticos baseados em diamantes sintéticos.

Sensores quânticos: parceria para expandir a liderança em inovação.

Não podem ser apreendidos, nem literalmente nem figurativamente. No entanto, o seu potencial é revolucionário, e são uma tecnologia chave para o futuro. Estamos a falar de quântica. Há mais de dez anos que a Bosch tem vindo a investigar nesta área e está a desempenhar um papel decisivo na comercialização de sensores quânticos. Desde 2023, tem uma colaboração de desenvolvimento com a Element Six, o principal fornecedor mundial de soluções em diamantes sintéticos. A Bosch está agora a expandir significativamente esta aliança e a estabelecer uma joint venture, que será conhecida como Bosch Quantum Sensing. Esta joint venture será baseada na start-up interna com o mesmo nome, que a Bosch criou em 2022. Com sede em Ludwigsburg, na Alemanha, a Bosch Quantum Sensing emprega atualmente 30 colaboradores. A Bosch será a parceira principal e ficará responsável pelas operações. A Element Six terá uma participação de 25%. Foi acordado que outros detalhes financeiros não serão divulgados. A criação da nova empresa ainda está sujeita a aprovação oficial.

A Bosch Quantum Sensing identifica muitas áreas nas quais os novos sensores quânticos podem ser utilizados, desde a exploração de recursos naturais até à navegação de aeronaves e à tecnologia médica. Até metade da próxima década, a Bosch estima que o potencial de mercado global para aplicações médicas e de mobilidade será da ordem dos milhões de euros anuais. Os diamantes sintéticos são um componente chave dos sensores quânticos da Bosch. Ao reforçar a sua parceria com a Element Six, a Bosch está a dar um passo determinado rumo à comercialização dos sensores quânticos.

“Os sensores quânticos são uma tecnologia do futuro com um enorme potencial e vão provocar mudanças fundamentais em muitos sectores da nossa economia e melhorar a vida das pessoas. Ao criar esta nova empresa, estamos a sublinhar a importância estratégica desta tecnologia para a Bosch. Como líder em inovação nos sensores quânticos comerciais, iremos trabalhar com a Element Six para alargar ainda mais a nossa liderança tecnológica”, afirma Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.

Salto quântico rumo à comercialização

As qualidades distintivas destes diamantes sintéticos de uso específico permitem que os sensores quânticos baseados neles detetem até os campos magnéticos mais diminutos. Dessa forma, eles satisfazem os requisitos mais exigentes do mercado e tornam possíveis inovações reais. “Queremos trabalhar com a Element Six para tornar os sensores quânticos económicos e permitir que sejam produzidos em escala industrial. Dessa forma, criaremos a base para aplicações inovadoras que estabelecem novos padrões de precisão e eficiência”, afirma Katrin Kobe, CEO da Bosch Quantum Sensing.

“Através da nova joint venture entre a Bosch e a Element Six, que está alinhada com a contribuição da Element Six para a estratégia Origins do De Beers Group, iremos integrar a nossa tecnologia de diamantes sintéticos com as capacidades da Bosch Quantum Sensing, desbloqueando novas possibilidades em sectores críticos como a saúde e a navegação. Juntas, iremos aproveitar as décadas de excelência e inovação de ambas as partes para ultrapassar os limites do que é possível, dando início a uma nova era de tecnologias habilitadas por diamantes sintéticos”, afirma Siobhán Duffy, CEO da Element Six. O fornecedor de soluções em diamantes sintéticos está numa posição única para fornecer os diamantes sintéticos altamente elaboradores na quantidade e qualidade necessárias para aplicações industriais, enquanto a Bosch irá integrá-los em sistemas de sensores robustos e escaláveis. É uma clássica situação de win-win.

Neste momento, o mais recente protótipo de sensor quântico da Bosch é o mais compacto da sua categoria para o nível de sensibilidade requerido – tem o mesmo tamanho que um smartphone moderno. Na área da mobilidade, poderá permitir uma navegação robusta no futuro, complementar aos sistemas de GPS convencionais. Também poderá oferecer vantagens decisivas para a exploração de recursos naturais e, na tecnologia médica, para a medição da atividade cardíaca. A vantagem dos sensores compactos é a sua portabilidade, produção mais económica e melhor escalabilidade. O objetivo a longo prazo da Bosch Quantum Sensing é tornar os sensores quânticos tão pequenos que possam ser integrados num chip.

Mais informações aqui.