Versalis Inaugura Nova Unidade de Produção de Polímeros Reciclados em Porto Marghera

A Versalis, empresa química da Eni, anunciou hoje a abertura de uma nova unidade em Porto Marghera dedicada à produção de plásticos fabricados total ou parcialmente a partir de matérias-primas recicladas por via mecânica. Este projeto representa um marco importante no compromisso da empresa com a promoção de uma economia mais circular e ambientalmente sustentável, através da inovação tecnológica e da reciclagem de plásticos pós-consumo.

A nova unidade tem uma capacidade de produção anual de até 20.000 toneladas de poliestireno cristal (r-GPPS) e poliestireno expandido (r-EPS), utilizando matérias-primas secundárias (SRM) obtidas a partir da reciclagem de resíduos de poliestireno expandido (EPS). Esta iniciativa responde à crescente procura por soluções ambientalmente sustentáveis em diversos setores industriais e comerciais.

Os materiais produzidos fazem parte da gama Versalis Revive®, dedicada a produtos reciclados mecanicamente, e contêm entre 35% e 100% de plásticos reciclados pós-consumo. Estes polímeros destinam-se principalmente às indústrias de embalagens e construção, sendo utilizados em painéis de isolamento térmico para edifícios e embalagens protetoras para eletrodomésticos. Graças à sua elevada qualidade, segurança e desempenho, os produtos Versalis Revive® cumprem os mais rigorosos requisitos do mercado.

Este projeto não só oferece uma resposta concreta à crise estrutural que afeta a indústria química europeia, como também reforça o portefólio de produtos da Versalis, aumentando a sua competitividade no mercado. A localização estratégica da unidade, próxima das instalações da Versalis em Mântua, Ferrara e Ravena, otimiza a cadeia de abastecimento, assegurando uma logística eficiente tanto para as matérias-primas como para os produtos acabados.

“O novo complexo industrial em Porto Marghera representa um primeiro passo na conversão do polo petroquímico de Veneza, alinhado com o plano de transformação e relançamento da Versalis, recentemente assinado no Ministério das Empresas e do Made in Italy”, afirmou Adriano Alfani, CEO da Versalis. “Em Porto Marghera, pretendemos investir na expansão da nossa plataforma de reciclagem mecânica de plásticos e consolidar e melhorar o polo logístico, incluindo a unidade de armazenamento criogénico de etileno.”

Para mais informações clica aqui.