Press Release: A U.Porto será a única representante portuguesa na competição que serve de apuramento para as Finais Mundiais do maior concurso de programação do mundo.
A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai receber, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, a 2.ª edição do campeonato europeu de programação – o EUC’2025 -, competição que servirá para determinar as equipas que representar a Europa nas Finais Mundiais do ICPC (International Collegiate Programming Contest) 2025, o maior e mais antigo concurso de programação universitária do mundo.
Organizado pela U.Porto, com apoio do Município do Porto, da FEP e da Faculdade de Ciências (FCUP), o EUC’2025 vai trazer ao Porto 53 equipas – compostas por três estudantes – de universidades de 28 países europeus.
À espera dos participantes está um desafio de cinco horas, em que terão de resolver, no menor tempo possível e com apenas um computador por equipa, o maior número de problemas desenvolvidos por um júri internacional.
“A organização destes eventos, ainda que requeiram uma grande dose de voluntarismo, são gratificantes pelo impacto que pode observar na motivação e formação dos nossos jovens informáticos, matemáticos e físicos, bem como na imagem que projetam de excelência da Universidade do Porto na área de Ciência de Computadores”, projeta Fernando Silva, professor da FCUP e diretor do EUC’2025.
Um “Tiny Silly Problem” a caminho do Azerbaijão
Para além de ser a anfitriã do EUC’2025, a U.Porto será também a única instituição portuguesa em competição. A responsabilidade cabe à equipa “TSP – Tiny Silly Problem”, constituída pelos estudantes Félix Martins, do Mestrado em Inteligência Artificial (FEUP e FCUP), Marco Vilas Boas, do Mestrado em Engenharia Informática e Computação (FEUP) e Patrick Daniel, do Mestrado em Ciência de Computadores (FCUP).
Depois de ter sido a equipa nacional mais bem classificada no South-Western European Regional Contest (SWERC), o trio orientado pelos treinadores e professores André Restivo (DEI/FEUP) e Pedro Ribeiro (DCC/FCUP) terá assim a oportunidade de tornar-se a quarta equipa da U.Porto a marcar presença nas Finais Mundiais do ICPC, cuja edição deste ano terá lugar em Baku, Azerbaijão, de 31 de agosto a 5 de setembro.
Nas três participações anteriores, a U.Porto – que organizou as finais mundiais do ICPC em 2019 – teve como melhor prestação o 33.º lugar – entre 140 equipas – alcançado em 2024, em Luxor, no Egito.
Nota: (Foto: DR)
Mais informação aqui.