Press Release: A U.Porto é a primeira universidade portuguesa - a par de Lisboa - a ser destacada no prestigiado «Times Higher Education World Reputation Rankings».
Quase 15 anos após a primeira edição, o mais importante ranking reputacional do ensino superior destaca, pela primeira vez, uma universidade portuguesa. O feito é assinado pela Universidade do Porto, que surge, a par da U.Lisboa, entre as 100 instituições mais reputadas da Europa – e as 200 do mundo –, segundo o prestigiado Times Higher Education World Reputation Rankings 2025.
Publicado anualmente desde 2011, o THE World Reputation Rankings avalia as instituições de ensino superior com maior prestígio, com base nas respostas àquele que é o maior inquérito de opinião académica do mundo, enviado a um conjunto de académicos selecionados pelo THE (ver metodologia).
Aos mais de 55 mil académicos que participaram no mais recente THE Global Academic Reputation Survey (realizado entre novembro de 2023 e janeiro de 2024), foi pedido que indicassem as universidades que consideram ser as melhores para a investigação e/ou ensino na sua área.
Na avaliação da reputação das instituições, pesaram ainda indicadores ligados à comparação entre pares (em que os inquiridos têm de ordenar um conjunto de universidades pré-selecionadas com base no seu historial de investigação) e a diversidades dos eleitores (que valoriza as instituições com votos provenientes de mais países e áreas temáticas).
Conhecidos os resultados deste ano, a U.Porto destaca-se então na posição 151-200 mundial entre as 300 mais votadas (em anos anteriores foram listadas apenas 200) no mais recente inquérito de reputação promovido pelo THE.
Limitando a análise às universidades europeias, a U.Porto surge no “top 100” (69-100) das mais reputadas. A Universidade destaca-se ainda no “top 10” (posição 3-10) entre as mais reputadas do espaço iberoamericano.
A nível global, o Times Higher Education World Reputation Rankings 2025 é liderado, pela 14.ª edição consecutiva, pela Universidade de Harvard (EUA). Seguem-se a Universidade de Oxford (Reino Unido) e o MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA).
No “top 100” mundial, há ainda a destacar a presença da LMU Munique (41.ª), da Universidade de Lund (74.ª) e da Universidade de Paris-Saclay (77.ª) , todas elas parceiras da U.Porto na European University Alliance for Global Health (EUGLOH).
Mais informações aqui.