TWG Motorsports e GM Nomeiam Russ O'Blenes Para Liderar a Iniciativa de Unidades de Potência da Cadillac na F1

A TWG Motorsports e a General Motors (GM) anunciaram a criação da GM Performance Power Units LLC, uma nova empresa que colocará a Cadillac no caminho para se tornar uma equipa "totalmente oficial" — com a construção de veículos e unidades de potência para a Fórmula 1 até ao final desta década.

O veterano da indústria Russ O’Blenes foi nomeado CEO desta nova venture, que irá desenvolver os sistemas de propulsão para a equipa Cadillac de Fórmula 1, que estará presente na grid em 2026.

Com mais de 30 anos de experiência em engenharia de automobilismo, O’Blenes é, atualmente, diretor da equipa GM Motorsports Propulsion and Performance. O’Blenes junta-se à TWG Motorsports e à GM para criar uma base tecnológica de classe mundial para a nova equipa de Fórmula 1.

"Estamos entusiasmados por dar as boas-vindas ao Russ para este cargo fundamental", afirmou Dan Towriss, CEO da TWG Motorsports. "A sua experiência e liderança serão essenciais enquanto lançamos as bases para a jornada da Cadillac na Fórmula 1. Juntamente com o Diretor da Equipa, Graeme Lowdon, eles irão liderar o desenvolvimento da equipa, definindo novos padrões de desempenho e inovação no desporto."

A carreira de O'Blenes inclui o desenvolvimento de sistemas de propulsão para equipas de corrida campeãs e veículos de produção premiados. Ele também liderou o desenvolvimento do GM Performance and Racing Center em Pontiac, Michigan, e a comercialização da iniciativa eCrate da marca, voltada para construtores de carros de desempenho e entusiastas de veículos elétricos.

"Russ traz vasta experiência de várias séries de corridas campeãs e um conhecimento técnico excecional, incluindo a liderança no desenvolvimento dos motores híbridos IMSA Cadillac e Corvette C8.R, que são vencedores comprovados", disse Mark Reuss, presidente da GM. "Na Fórmula 1, vamos demonstrar as capacidades de engenharia e tecnologia da GM num palco global, e o Russ é a escolha certa para liderar a equipa de Unidades de Potência que tornará isso possível."

O desenvolvimento e teste da tecnologia de motores de protótipos para a Fórmula 1 já estão em andamento. A engenharia das unidades de potência da F1 irá aproveitar e avançar a experiência da GM em eletrificação, tecnologia híbrida, combustíveis sustentáveis, motores de combustão interna de alta eficiência, sistemas de controlo avançados e software.

Estão em curso os planos para a abertura de uma instalação dedicada para a Performance Power Units LLC, nas proximidades do GM Charlotte Technical Center, em 2026.

"Estou verdadeiramente entusiasmado por ter a oportunidade de construir e liderar a equipa que irá trazer uma unidade de potência da F1 fabricada nos EUA para o grid", disse O'Blenes. "A GM PPU está atualmente a reforçar a sua equipa e está a recrutar em todas as áreas do negócio."

Como anunciado anteriormente, a equipa de Fórmula 1 da Cadillac irá utilizar unidades de potência da Ferrari até que os motores da GM sejam aprovados para utilização nas corridas.

A TWG Motorsports, expansão recente da divisão de corridas da TWG Global, reflete a intenção do grupo de aplicar sua estratégia transformadora de crescimento ao desporto motorizado global. A TWG Motorsports atualmente é proprietária e opera a Andretti Global, Wayne Taylor Racing e Spire Motorsports, e em 2024 fundou a equipa de Fórmula 1 da Cadillac em parceria com a General Motors, a maior empresa automotiva dos Estados Unidos.

A General Motors (NYSE: GM) está a moldar o futuro do transporte, utilizando tecnologia avançada para criar carros, camiões e SUVs mais seguros, inteligentes e com menores emissões. As marcas Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC da GM oferecem um portfólio amplo de veículos a gasolina inovadores e a mais vasta gama de veículos elétricos da indústria, enquanto avançamos para um futuro totalmente elétrico. 

Para mais detalhes e informações, clica aqui.