Para muitos proprietários da Bentley, a paixão pela marca começa na infância. O dono do terceiro exemplar da série limitada Speed Six Continuation Series, de um total de doze unidades, não é exceção. A sua admiração pelos clássicos de competição da Bentley teve início com um modelo em escala do Blower Bentley, um presente do tio, que despertou uma fascinação vitalícia pelos lendários automóveis de corrida pré-guerra da marca.
Atualmente, o proprietário e a sua esposa possuem uma impressionante coleção de Bentleys fabricados em Crewe, incluindo um Continental GT de primeira geração, um Continental GT3R inspirado no mundo das corridas, um Continental Supersports de segunda geração e um Bentayga First Edition. No entanto, as verdadeiras estrelas da coleção são o seu Blower 4½ Litre Supercharged da Continuation Series e a mais recente adição: o Speed Six Continuation Series. Curiosamente, o pequeno modelo de infância não só foi mantido ao longo dos anos, como também serviu de inspiração visual para estes dois exemplares da Bentley.
O Trabalho da Mulliner Classic: Tornar Sonhos em Realidade
Na Mulliner Classic, transformar os sonhos dos clientes em realidade é tanto uma vocação como um motivo de orgulho. O Speed Six #3 (de 12) é um exemplo perfeito: recriado com meticulosa atenção ao detalhe para ser idêntico ao original dos anos 30, mas com toques personalizados que o tornam verdadeiramente único. Entre os detalhes exclusivos, destacam-se uma pintura personalizada e o número de corrida 3, exibido tanto na lateral como no radiador.
Memórias Pessoais e Laços Familiares
Tanto o Blower como o Speed Six deste colecionador são o terceiro exemplar das suas respetivas séries, e o Speed Six também ostenta o número 3, um número com um significado especial para o proprietário. Durante anos, jogou râguebi a nível semiprofissional como pilar direito (tighthead prop), usando precisamente o número 3 na camisola.
A cor especial destes Bentleys também tem um toque pessoal. Ambos foram pintados num tom de verde exclusivo, criado para situar-se entre o verde-claro do modelo de infância e o tradicional British Racing Green. O tom recebeu o nome de "Embelo Green", formado pelas primeiras letras dos nomes das três filhas do casal. Para o interior do Speed Six, foi escolhida uma tonalidade de vermelho inspirada no brinquedo, mas um pouco mais sóbria.
Como acontece com todos os seus Bentleys, este Speed Six não será apenas uma peça de coleção, mas um carro para ser conduzido regularmente. Para tal, o proprietário solicitou dois sistemas de escape distintos: um sem silenciador, fiel à especificação original do Speed Six, e outro com silenciador, para cumprir regulamentos de ruído em determinados circuitos. Este último foi desenvolvido exclusivamente para a Speed Six Continuation Series. Entre os retoques finais, destacam-se uma marca branca no guarda-lamas dianteiro esquerdo para facilitar a identificação nas boxes e uma bandeira do Reino Unido pintada à mão no lado do condutor.
Uma Experiência Interativa
A encomenda de um Bentley da Continuation Series é um processo altamente personalizado. Como muitos clientes da Mulliner Classic, o proprietário do Speed Six #3 tornou-se uma presença familiar nos ateliers de Crewe. Sendo um artesão talentoso, chegou mesmo a passar um dia a trabalhar ao lado da equipa da Mulliner para aplicar o tecido Rexine na carroçaria Weymann-style do seu Blower. Embora não tenha conseguido repetir a experiência para o Speed Six, está determinado a utilizá-lo conforme os ideais de W.O. Bentley: rápido, fiável e com desempenho impressionante.
O Lendário Speed Six
O Speed Six foi introduzido em 1928 como uma versão mais desportiva do Bentley 6½ Litre. O motor foi modificado para aumentar a potência, contando com dois carburadores SU, uma maior taxa de compressão e um veio de excêntricos de alta performance.
Entre 1928 e 1930, foram construídos 182 exemplares do Speed Six. O modelo cimentou o seu lugar na história do automobilismo ao conquistar duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans, em 1929 e 1930.
Para recriar o Continuation Series Speed Six, a Mulliner Classic utilizou como referência dois exemplares originais: o Speed Six da própria Bentley, GU409, e o lendário "Old Number 3", que competiu em Le Mans em 1930, conduzido por Sammy Davis e Clive Dunfee. O dono deste último emprestou generosamente o carro à Mulliner, fornecendo dados valiosos sobre dimensões, materiais e componentes. O projeto também contou com o apoio da W.O. Bentley Memorial Foundation, que disponibilizou 80% dos desenhos e anotações originais utilizados na recriação.
Com esta impressionante fusão de tradição, tecnologia e paixão, o Speed Six Continuation Series #3 não é apenas um tributo à história da Bentley – é a materialização de um sonho que começou com um pequeno modelo em escala.
Para mais informações clica aqui.