A Daimler Truck reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade ao promover a economia circular. A partir de fevereiro de 2025, a sua subsidiária Mitsubishi FUSO Truck and Bus Corporation (MFTBC), sediada no Japão, lança a iniciativa “Battery 2nd Life”, reutilizando baterias usadas do eCanter, o camião elétrico de sucesso no mercado japonês, em sistemas de armazenamento de energia.
Em parceria com a start-up CONNEXX SYSTEMS Corporation, a MFTBC integrará estas baterias no sistema “EnePOND® EV Charger”, que será utilizado em estações de carregamento para veículos elétricos.
Vantagens da Reutilização de Baterias de Alta Voltagem
O sistema de armazenamento de energia “EnePOND® EV Charger” contribui para aliviar a carga na rede elétrica, permitindo carregamentos rápidos, mesmo durante falhas de energia. A reutilização destas baterias ajuda a expandir a infraestrutura de carregamento, reduz custos e prolonga a vida útil das baterias.
Esta iniciativa faz parte das soluções de eMobilidade da MFTBC, que visam estabelecer uma economia circular para baterias, reduzindo custos e impulsionando a mobilidade elétrica.
Próximos Passos
Em fevereiro de 2025, será instalada uma estação piloto em Muko City, Kyoto, para carregar veículos elétricos municipais. Posteriormente, ainda em 2025, a MFTBC implementará uma instalação de testes em Kawasaki, incluindo o carregamento de camiões elétricos, para avaliar a viabilidade dos sistemas de armazenamento e expandir a reutilização de baterias do eCanter.
Para mais informações clica aqui.