A Airbus foi selecionada pela Agência Espacial Francesa (CNES) para conceber e fabricar dois radiómetros de micro-ondas de nova geração, como parte da contribuição francesa para o sistema de observação atmosférica Atmosphere Observing System (AOS). Esta missão, designada C²OMODO (Convective Core Observations through MicrOwave Derivatives in the trOpics), resulta de uma cooperação internacional entre os Estados Unidos, Canadá, Japão, Itália e França, com o objetivo de otimizar o estudo das interações entre aerossóis, nuvens, convecção atmosférica e precipitação.
O programa AOS engloba seis satélites e diversas plataformas suborbitais, terrestres e aéreas, fornecendo dados essenciais para a melhoria das previsões meteorológicas, da qualidade do ar e das alterações climáticas.
“Trabalhar em missões climáticas é algo que nos motiva profundamente na Airbus. Apenas algumas semanas após o lançamento da missão EarthCARE com a Europa e o Japão, é uma honra participar de outra missão climática, desta vez liderada pela NASA com parceiros internacionais,” afirmou Alain Fauré, Diretor de Sistemas Espaciais da Airbus. “Agradecemos ao CNES pelo apoio à indústria europeia, permitindo-nos reforçar o nosso papel no estudo das nuvens, do clima e da meteorologia.”
A missão C²OMODO oferecerá a primeira observação global da velocidade vertical do ar e das propriedades da precipitação em tempestades convectivas.
Estes dados permitirão dois avanços fundamentais:
- Compreensão aprimorada da formação de precipitação intensa.
- Melhoria da representação destes processos nos modelos meteorológicos computacionais, conduzindo a previsões meteorológicas globais mais precisas.
Os radiómetros de micro-ondas de alta frequência C²OMODO serão desenvolvidos e fabricados em Toulouse, França, e serão integrados em dois satélites da missão AOS. Estes operarão em tandem numa órbita inclinada: AOS-Storm, liderado pelos Estados Unidos, e a Precipitation Measuring Mission (PMM), sob a liderança do Japão.
Com esta nova missão, a Airbus reforça a sua posição como referência no setor aeroespacial, contribuindo para um melhor entendimento dos sistemas meteorológicos e climáticos globais.
Para mais informação clica aqui.