Eni Reforça Colaboração com os Emirados Árabes Unidos

Eni reforça colaboração com os Emirados Árabes Unidos em centros de dados, interconexões elétricas e minerais críticos.

A Eni assinou três acordos estratégicos com empresas dos Emirados Árabes Unidos (EAU) para o desenvolvimento de centros de dados em Itália, a transmissão de energia renovável entre Albânia e Itália e a investigação de minerais críticos. A assinatura decorreu durante a visita de Estado do Presidente dos EAU, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, na presença da Primeira-Ministra italiana, Giorgia Meloni.

Centros de dados movidos a energia sustentável

A Eni celebrou uma Carta de Intenções com a MGX, um fundo de investimento focado em Inteligência Artificial e Tecnologia Avançada, e com a G42, um dos principais grupos de IA baseados em Abu Dhabi, para o desenvolvimento de centros de dados de última geração em Itália. Estes centros terão uma capacidade de até 1 GW e serão totalmente alimentados por energia azul, uma fonte de energia de baixo carbono gerada a partir do gás natural, com captura e armazenamento de CO₂.

O primeiro projeto será implementado em Ferrera Erbognone, onde se encontra o Green Data Centre da Eni. O desenvolvimento será feito em duas fases, cada uma com até 500 MW de capacidade de TI, equivalente à atual capacidade instalada em Itália. Este projeto será apoiado por uma nova central elétrica dedicada, com captura e armazenamento de carbono no hub de CCS de Ravenna.

Interconexão energética entre Albânia e Itália

A Eni também assinou um acordo com a Masdar, líder em energia limpa dos EAU, e a Taqa Transmission, especialista em transmissão elétrica, para a exportação de energia renovável da Albânia para Itália. Através deste acordo, a Eni será o principal comprador da eletricidade gerada na Albânia, com uma capacidade de até 3 GW, transmitida por um cabo submarino de interligação transfronteiriça de até 1 GW.

Este projeto dá seguimento ao Acordo de Parceria Estratégica Tripartida assinado entre os governos de Itália, Albânia e EAU em janeiro de 2025, reforçando a cooperação energética entre as nações.

Investigação e desenvolvimento de minerais críticos

Além disso, a Eni estabeleceu um Memorando de Entendimento com a ADQ, um investidor soberano global focado em infraestrutura e cadeias de abastecimento, para a pesquisa e desenvolvimento de minerais críticos. O objetivo é reforçar a segurança e resiliência da cadeia de abastecimento de minerais essenciais para Itália e EAU, fundamentais para a transição energética e para diversas indústrias tecnológicas.

Parceria estratégica para a transição energética

O CEO da Eni, Claudio Descalzi, destacou a importância desta colaboração: "A nossa parceria com os Emirados Árabes Unidos demonstra um compromisso conjunto com um futuro energético sustentável, aproveitando a inovação e a colaboração em setores-chave. Juntamente com empresas líderes dos EAU, desenvolveremos iniciativas essenciais para a transição energética, como centros de dados movidos a energia azul, um modelo capaz de responder à crescente procura de capacidade computacional sustentável gerada pela Inteligência Artificial. Esta cooperação estratégica reforça a nossa dedicação ao progresso tecnológico e à segurança energética a nível global."

Presença consolidada da Eni nos EAU

A Eni opera nos Emirados Árabes Unidos desde 2018 e detém uma forte presença no setor offshore, incluindo:

  • 70% de participação nos blocos de exploração 2 e 3 em Abu Dhabi;
  • 10% na concessão offshore de Ghasha, atualmente em desenvolvimento;
  • Participações na produção offshore de Lower Zakum (5%) e Umm Shaif/Nasr (10%);
  • 20% na ADNOC Global Trading e ADNOC Refining, que opera o complexo de refinarias de Ruwais, um dos quatro maiores do mundo, com uma capacidade superior a 900.000 barris por dia.

Com estes novos acordos, a Eni fortalece a sua posição como parceira estratégica dos Emirados Árabes Unidos, apostando em energia sustentável, inovação tecnológica e segurança energética para o futuro.

Para mais informações clica aqui.