A Valve Corporation anunciou oficialmente a sua nova Steam Machine, um dispositivo de entretenimento doméstico que combina a liberdade de um PC com a simplicidade de uma consola. O equipamento, que executa o sistema operativo SteamOS da Valve, está apontado para o mercado no início de 2026.
Em termos de especificações, a Steam Machine terá duas versões de armazenamento: 512 GB ou 2 TB de SSD NVMe, além de slot microSD para expansão. No seu interior, integra uma APU semi‑custom da AMD de arquitetura Zen 4 (seis núcleos/12 threads) e uma GPU baseada em RDNA3 com 28 unidades de cómputo. A memória será de 16 GB de DDR5. A Valve afirma que esta máquina oferece mais de seis vezes o desempenho da Steam Deck. O dispositivo suporta 4 K a 60 fps (com técnicas de upscaling FSR da AMD) e inclui conectividade Wi‑Fi 6E e Bluetooth atualizados.
No design, a Steam Machine adota um formato cúbico compacto, pensado para se integrar na sala de estar junto da televisão ou sistema de entretenimento doméstico. A Valve refere que o formato resultou de optimizações térmicas e acústicas, e que o dispositivo comporta uma fonte de alimentação interna e uma única ventoinha de refrigeração. A consola estará disponível nos mesmos mercados onde actualmente se distribui a Steam Deck — incluindo EUA, Canadá, Reino Unido, União Europeia, Austrália, Japão, Coreia do Sul, Hong Kong e Taiwan.
A Valve integra a Steam Machine como parte de uma nova linha de hardware que inclui também o controlador Steam Controller redesenhado e o visor de realidade virtual Steam Frame. Embora ainda não tenha divulgado o preço final nem a data exata de lançamento, a empresa afirma que a disponibilidade está prevista para o início de 2026.
Através desta iniciativa, a Valve procura responder à procura dos utilizadores que querem aceder à sua biblioteca Steam num formato mais cómodo e potente, sem depender de um PC dedicado, e simultaneamente apoiar o ecossistema Linux‑SteamOS com hardware próprio.
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