A Sonos (NASDAQ: SONO), recentemente distinguida como uma das empresas mais verdes da América pela Newsweek e pela Plant-A Insights, divulgou o seu relatório anual Listen Better Report, que apresenta um panorama detalhado dos esforços da empresa nas áreas Ambiental, Social e de Governação (ESG). O relatório inclui ainda a nova campanha de sustentabilidade da Sonos, que visa criar os primeiros santuários sonoros submarinos do mundo, em parceria com a California Marine Sanctuary Foundation, uma organização ambiental sem fins lucrativos de referência.
“Quando um cliente leva um produto Sonos para casa, isso é muito importante para nós”, afirma Tom Conrad, CEO da Sonos. “Os nossos altifalantes vivem nas prateleiras, debaixo da televisão ou ao lado dos discos. Tornam-se parte do espaço e dos hábitos de muitas pessoas durante anos. Quando algo nos acompanha tanto tempo, deve ser produzido de forma responsável.”
Principais destaques em sustentabilidade
O relatório de 2025 destaca avanços significativos em design responsável e economia circular:
- Materiais reciclados: Os modelos Sonos Arc Ultra, Sonos Era 100, Sonos Era 300 e auscultadores Sonos Ace receberam certificação segundo o rigoroso SCS Recycled Content Standard.
- Plásticos reciclados: O conteúdo de plástico reciclado na soundbar Arc Ultra passará de 5% para mais de 40% até julho de 2026.
- Design para durabilidade: Cerca de 90% dos produtos Sonos vendidos continuam em uso, graças a componentes substituíveis, como almofadas magnéticas nos auscultadores Ace e baterias substituíveis no Move 2. Produtos são cada vez mais concebidos com parafusos em vez de colas, facilitando reparações.
- Embalagens premiadas: A equipa de embalagens da Sonos ganhou pela quarta vez o primeiro lugar nos prestigiados Dieline Awards, reconhecendo designs inovadores que melhoram a experiência de unboxing e reduzem materiais desnecessários.
Santuários sonoros submarinos
A Sonos lançou uma campanha, com um donativo de 100.000 dólares através do programa 1% for the Planet, para criar os primeiros santuários sonoros submarinos do mundo, com o objetivo de proteger os ecossistemas marinhos do ruído causado por navios de contentores.
O projeto decorrerá em três fases: definir critérios padronizados para santuários, designar áreas protegidas e cultivar novos santuários, com a meta de alcançar a criação dos primeiros santuários até 2027. A iniciativa complementa o programa Regenerative Sound, que utiliza sensores acústicos e inteligência artificial para promover a biodiversidade, e apoia o programa Protecting Blue Whales and Blue Skies, incentivando a redução da velocidade dos navios no canal de Santa Bárbara, diminuindo o risco para as baleias e a poluição sonora subaquática.
“Durante vários anos temos apoiado organizações que usam IA e sensores acústicos para promover a biodiversidade nos oceanos e florestas. Esta é a próxima etapa”, afirma Deji Olukotun, Diretor Global de Responsabilidade Social Corporativa da Sonos.
Ação climática e responsabilidade social
A Sonos mantém operações carbono-neutras há oito anos consecutivos e reduziu as emissões totais em 20% desde 2020. A empresa reforçou também a adesão à Responsible Business Alliance (RBA), integrando o código de conduta da RBA no seu código de fornecedores, garantindo práticas laborais e ambientais responsáveis. Além disso, mantém a filantropia ambiental através do programa 1% for the Planet, doando parte das vendas de produtos certificados como recondicionados.
O relatório completo Listen Better 2025 está disponível em sustainability.sonos.com.
Sobre a Sonos
A Sonos é líder mundial em experiências sonoras, reconhecida pela invenção do áudio doméstico multi-room sem fios. A empresa combina inovação, design estético, simplicidade de utilização e uma plataforma aberta, proporcionando acesso a conteúdos de áudio a nível global. A sede da Sonos localiza-se em Santa Bárbara, Califórnia.
Para mais informações clica aqui.
