Shell Investe em Desenvolvimento de Gás Offshore na Nigéria

A Shell Nigeria Exploration and Production Company Limited (SNEPCo), subsidiária da Shell plc, em parceria com a Sunlink Energies and Resources Limited, anunciou a decisão final de investimento (FID) no projeto de gás HI, localizado offshore na Nigéria. Quando concluído, o projeto fornecerá 350 milhões de pés cúbicos padrão de gás por dia (aproximadamente 60 mil barris de óleo equivalente) à Nigeria LNG (NLNG; participação Shell de 25,6%), que produz e exporta gás natural liquefeito (GNL) para mercados globais. A produção está prevista para começar antes do final desta década.

Compromisso contínuo com a Nigéria

Segundo Peter Costello, Presidente de Upstream da Shell, “Após recentes decisões de investimento relacionadas com o desenvolvimento em águas profundas de Bonga, o anúncio de hoje demonstra o nosso compromisso contínuo com o setor energético da Nigéria, com foco em Deepwater e Integrated Gas. Este projeto de Upstream permitirá à Shell expandir o nosso portfólio de Integrated Gas, ao mesmo tempo que apoia os planos da Nigéria para se tornar um player mais relevante no mercado global de GNL.”

O aumento da matéria-prima fornecida à NLNG, através do projeto Train 7, que visa expandir a capacidade de produção do terminal de Bonny Island, está alinhado com os planos da Shell de crescer os volumes globais de GNL em média 4-5% ao ano até 2030. Esta expansão contribuirá também para os objetivos de desenvolvimento económico nacional da Nigéria, incluindo a criação de empregos durante a construção e operação do projeto.

Informações sobre o campo HI

O campo HI foi descoberto em 1985 e situa-se a 100 metros de profundidade, cerca de 50 km da costa. O volume atual estimado de recursos recuperáveis do projeto é de aproximadamente 285 milhões de barris de óleo equivalente (mmboe).

Com este investimento, a Shell reforça a sua posição no setor de gás integrado e no desenvolvimento de projetos offshore estratégicos, apoiando o crescimento sustentável da produção de GNL na Nigéria e a sua participação no mercado global.

Para mais informações clica aqui.