Scania Revoluciona Transporte de Passageiros com Nova Cadeia Cinemática Super e Híbrido Plug-in

A Scania anunciou o lançamento da sua nova plataforma de cadeia cinemática para autocarros e autocarros de turismo, baseada nos componentes e na engenharia da consagrada cadeia cinemática Super para camiões. Disponível em versões de combustão interna e híbrida plug-in (PHEV), a novidade oferece soluções adaptáveis às diversas necessidades do transporte de passageiros de longo curso, promovendo a redução do consumo de combustível e o cumprimento das normas de zonas de emissões zero.

A cadeia cinemática Scania Super, já reconhecida no setor do transporte de mercadorias pelos seus ganhos de eficiência, apresenta-se agora como a solução mais eficiente, rentável e duradoura da marca para autocarros. A variante híbrida plug-in constitui uma alternativa para operadores que procuram reduzir custos e emissões de carbono, mantendo elevada flexibilidade operacional e oferecendo uma experiência premium aos passageiros.

Pedro Cotera, diretor da área de Autocarros e Sustentabilidade na Scania Ibérica, sublinha: “A tecnologia híbrida plug-in representa um passo decisivo na democratização da eletrificação no transporte de passageiros. O nosso PHEV permite operar em modo elétrico nos troços mais sensíveis do percurso, assegurando eficiências inéditas. Todos os sistemas do veículo, incluindo o ar condicionado, funcionam em modo elétrico, garantindo conforto premium a passageiros e condutores”.

Eficiência e durabilidade com a Scania Super

A cadeia cinemática Scania Super proporciona até 8% de poupança em combustível e emissões em comparação com a geração anterior, reduzindo significativamente o custo total de operação e as emissões de CO₂. Estas melhorias resultam do novo motor de 13 litros e da atualização da caixa de velocidades Scania Opticruise, além de um sistema de pós-tratamento inovador, preparado para cumprir a legislação Euro 7.

O motor foi concebido para atingir uma vida útil de dois milhões de quilómetros, com manutenção facilitada graças à localização estratégica dos filtros, aumentando a disponibilidade operacional. A Scania reforça também o compromisso com a segurança rodoviária, incluindo travões auxiliares no novo sistema de propulsão e uma gama de sistemas de apoio ao condutor.

Híbrido plug-in: até 80 km de autonomia elétrica

O PHEV integra um motor elétrico e uma caixa Powershift de seis velocidades, funcionando em quatro modos — elétrico, híbrido, manutenção de carga e carga forçada. A autonomia elétrica pode chegar a 80 km, com potência de 290 kW, permitindo operar em zonas de emissões zero sem comprometer a autonomia total.

A tecnologia Scania Zone permite programar previamente a transição automática para o modo elétrico em áreas urbanas sensíveis, aumentando a eficiência e reduzindo emissões em tráfego misto. Segundo a Scania, esta cadeia cinemática híbrida plug-in proporciona poupanças de até 40% em combustível e emissões em operações típicas de autocarros de turismo, assegurando flexibilidade e preparação para futuras exigências regulatórias.

Com estas soluções, a Scania reforça a sua posição de liderança na inovação para o transporte de passageiros, unindo eficiência, sustentabilidade e conforto numa plataforma adaptável a diferentes exigências de operação de longo curso.

Para mais informações clica aqui