A Saab anunciou a assinatura de um contrato com o Governo da Colômbia para a aquisição de 17 aeronaves de combate Gripen E/F, num negócio avaliado em 3,1 mil milhões de euros. As entregas estão previstas entre 2026 e 2032.
O contrato contempla a entrega de 15 caças Gripen E monolugares e dois Gripen F biplace, incluindo equipamento associado, armamento, formação e serviços de suporte.
No mesmo dia, a Saab e o Governo colombiano assinaram dois acordos de compensação industrial (offset), que estabelecem o enquadramento para diversos projetos militares e sociais. Estes acordos incluem um pacote abrangente de cooperação industrial que beneficiará a Colômbia em áreas como aeronáutica, cibersegurança, saúde, energia sustentável e tecnologias de purificação de água.
“É uma honra que a Colômbia tenha escolhido o Gripen E/F para reforçar as suas capacidades de defesa aérea. Estamos muito satisfeitos por receber a Colômbia na família Gripen. Este é o início de uma parceria sólida e de longo prazo que irá fortalecer a defesa e a segurança do país, beneficiar a sua população e impulsionar o seu potencial de inovação”, afirmou Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.
Para mais informações clica aqui.
