A Qualcomm Technologies anunciou a criação do Qualcomm AI Engineering Center em parceria com a HUMAIN, empresa detida pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) e especializada em soluções globais de inteligência artificial. A nova unidade ficará instalada na sede da HUMAIN, em Riade, e deverá iniciar operações em dezembro de 2025.
O centro integra a estratégia conjunta das duas empresas para desenvolver e implementar 200 megawatts de capacidade avançada em data centers de IA, prevista para arrancar em 2026. O projeto pretende apoiar as ambições da Arábia Saudita de se tornar um dos principais polos mundiais de inteligência artificial.
A colaboração inclui o fornecimento e integração das soluções de hardware e software de computação em nuvem da Qualcomm, nomeadamente os sistemas Qualcomm® AI200 e AI250, desenvolvidos para proporcionar serviços de inferência de IA com elevado desempenho e eficiência energética, reduzindo o custo total de operação (TCO).
Segundo a Qualcomm, o novo centro terá como foco engenharia avançada de IA, integração edge-to-cloud, apoio técnico a clientes, desenvolvimento de ecossistemas tecnológicos, formação especializada e aceleração de projetos de IA de larga escala.
“Estamos satisfeitos por anunciar a próxima fase da nossa colaboração com a HUMAIN, trazendo liderança em inteligência artificial para Riade através do novo AI Engineering Center. Será um hub tecnológico essencial para acelerar a implementação dos serviços mais avançados baseados nas soluções de IA da Qualcomm”, afirmou Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm Technologies.
Também Tareq Amin, CEO da HUMAIN, destacou o impacto estratégico da parceria: “Estamos a trabalhar com a Qualcomm para disponibilizar infraestruturas de IA de classe mundial. Com o novo Centro de Engenharia de IA, unimos capacidades para acelerar o desenvolvimento dos nossos data centers e soluções. É um passo decisivo para liderar a próxima era da inovação em inteligência artificial.”
A iniciativa insere-se na visão da Arábia Saudita de diversificar a economia e posicionar-se como referência global em tecnologias emergentes, beneficiando da crescente procura internacional por infraestruturas de IA de alto desempenho.
Para mais informações clica aqui.
