A Qualcomm Technologies, Inc. apresentou oficialmente os AI200 e AI250, os seus novos aceleradores de inferência concebidos para data centers da era da inteligência artificial. As duas soluções, disponibilizadas em cartões de aceleração e racks completos, assinalam um salto significativo na relação desempenho/custo/eficiência energética, ao mesmo tempo que reforçam a aposta da empresa em IA generativa escalável para diversos setores.
O Qualcomm AI200 estreia uma solução de inferência ao nível de rack, otimizada para reduzir o TCO e proporcionar desempenho elevado em modelos de linguagem de grande escala (LLM) e modelos multimodais (LMM). Cada cartão suporta 768 GB de LPDDR, oferecendo elevada capacidade de memória a custos mais baixos, permitindo maior escala e flexibilidade operacional.
O AI250 introduz uma arquitetura inovadora baseada em near-memory computing, oferecendo mais de 10 vezes a largura de banda de memória efetiva e consumos energéticos substancialmente inferiores. Esta abordagem viabiliza inferência desagregada, maximizando a utilização do hardware e otimizando custos, desempenho e eficiência.
Ambas as soluções em rack integram arrefecimento líquido direto, PCIe para expansão vertical, Ethernet para expansão horizontal, capacidades de confidential computing e um consumo energético de 160 kW por rack, alinhado com os requisitos de alta densidade dos data centers modernos.
Segundo Durga Malladi, SVP & GM de Technology Planning, Edge Solutions & Data Center da Qualcomm Technologies, Inc., “com o AI200 e o AI250 estamos a redefinir o que é possível na inferência de IA em escala de rack, oferecendo TCO sem precedentes e a flexibilidade necessária para data centers contemporâneos”. Malladi destaca ainda o ecossistema de software da Qualcomm, que inclui bibliotecas, ferramentas, APIs e suporte completo para frameworks de machine learning e IA generativa, bem como integração simples e implementação em ‘one-click’ de modelos, incluindo os disponibilizados via Hugging Face.
Os AI200 e AI250 deverão chegar ao mercado em 2026 e 2027, respetivamente. A Qualcomm reafirma o compromisso com uma roadmap anual para data centers, focado em desempenho líder em inferência de IA, eficiência energética e otimização de TCO.
Sobre a Qualcomm
A Qualcomm dedica-se a desenvolver soluções de computação inteligente que impulsionam a inovação global. Com quatro décadas de liderança tecnológica, oferece um portefólio abrangente em IA, computação de alto desempenho e conectividade avançada. As plataformas Snapdragon® suportam experiências de consumo de última geração, enquanto as soluções Qualcomm Dragonwing™ permitem às empresas escalar novas capacidades digitais. Em conjunto com o seu vasto ecossistema de parceiros, a Qualcomm impulsiona a transformação digital, contribuindo para o progresso tecnológico, económico e social.
Para mais informações clica aqui.
