A Nokia revelou planos para expandir de forma significativa a sua presença industrial e de investigação nos Estados Unidos, anunciando um investimento de 4 mil milhões de dólares destinado a reforçar capacidades de I&D e fabrico em tecnologias de conectividade preparadas para a era da Inteligência Artificial. A iniciativa surge em colaboração com a administração Trump e complementa os 2,3 mil milhões de dólares já investidos pela empresa norte-americana através da aquisição da Infinera. Paralelamente, a própria Infinera tinha anunciado um investimento adicional de 456 milhões de dólares em duas fábricas nos EUA, ambas beneficiárias de incentivos do CHIPS Act.
Segundo a Nokia, cerca de 3,5 mil milhões de dólares serão direcionados para investigação e desenvolvimento no país, reforçando o compromisso da empresa com a evolução da próxima geração de tecnologias de conectividade — desde redes móveis e de acesso fixo, até soluções IP, ópticas, para data centers e aplicações críticas de defesa. O plano segue a tradição de inovação da empresa nos EUA, fortemente associada ao histórico laboratório Nokia Bell Labs, em Nova Jérsia, responsável por mais de um século de descobertas tecnológicas, incluindo o transistor e desenvolvimentos fundamentais em comunicações digitais e, mais recentemente, IA.
Os restantes 500 milhões de dólares destinam-se a investimentos em infraestruturas de fabrico e I&D em estados como Texas, Nova Jérsia e Pensilvânia. O objetivo é fortalecer a capacidade de produção e o desenvolvimento avançado de tecnologias essenciais para redes otimizadas por IA, incluindo automação, redes resistentes a ameaças quânticas, fabrico e teste de semicondutores e novos avanços em ciência de materiais.
O anúncio recebeu elogios do governo norte-americano. “O investimento de 4 mil milhões de dólares da Nokia é mais uma vitória da administração Trump para a América”, afirmou o secretário do Comércio, Howard Lutnick. “A aposta em fabrico, embalagem e I&D para chips ópticos garante que as tecnologias mais inovadoras que sustentam a IA, os data centers e aplicações críticas de segurança nacional serão desenvolvidas e produzidas nos EUA.”
Justin Hotard, presidente e CEO da Nokia, sublinhou que esta expansão reforça o papel da empresa na infraestrutura digital global. “A inovação e as tecnologias da Nokia são fundamentais para as redes críticas atuais. O nosso investimento ampliado irá fortalecer a capacidade do país para garantir maior segurança, produtividade e prosperidade através de conectividade otimizada por IA, ao mesmo tempo que impulsiona a investigação que moldará o futuro das redes nos próximos anos.”
Sobre a Nokia
A Nokia é líder global em conectividade para a era da Inteligência Artificial, com competências que abrangem redes fixas, móveis e de transporte. Impulsionada pela inovação da Nokia Bell Labs, a empresa dedica-se a desenvolver soluções que promovem um futuro mais seguro e tecnologicamente avançado.
Para mais informações clica aqui.
