O Grupo Renault e a Geely anunciaram a conclusão de acordos definitivos que reforçam a cooperação estratégica entre as duas empresas no Brasil, alargando-a à produção e comercialização de veículos de zero e baixas emissões para as marcas Renault e Geely Auto no mercado brasileiro.
No âmbito destes acordos, a Geely adquire uma participação de 26,4% na Renault Brasil, mantendo o Grupo Renault como acionista maioritário e continuando a consolidar a entidade nas suas contas. Esta parceria permite à Geely aceder aos recursos industriais e comerciais da Renault no Brasil, acelerando a sua expansão num dos principais mercados automóveis da região. O SUV elétrico Geely EX5 já se encontra disponível no mercado brasileiro através de concessionários da marca, operados pela rede Renault.
A produção conjunta dos veículos Geely Auto e Renault terá lugar na fábrica Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, Paraná, aumentando a capacidade produtiva e a competitividade do complexo industrial da Renault Brasil. Adicionalmente, a Renault irá utilizar a avançada arquitetura de nova energia GEA da Geely para ampliar a sua gama de veículos de zero e baixas emissões destinados ao mercado brasileiro. Comercialmente, a Renault Brasil será responsável pela distribuição do portefólio da Geely Auto no país, criando novas oportunidades nas áreas de vendas, financiamento e serviços.
François Provost, CEO do Grupo Renault, afirmou que “a parceria com a Geely no Brasil representa um passo decisivo na nossa estratégia internacional, estabelecendo uma cooperação ágil, assente na excelência industrial e na liderança tecnológica. A combinação das nossas forças torna-nos mais competitivos, mais inovadores e mais reativos num mercado automóvel em rápida evolução.”
Eric Li, Presidente do Geely Holding Group, acrescentou que “a cooperação contínua com a Renault, explorando novos mercados e oportunidades, cria um cenário de benefício mútuo, permitindo a ambas as empresas aproveitar a escala tecnológica global para oferecer ao mercado os melhores produtos.”
Esta parceria reforça a presença do Grupo Renault e da Geely no Brasil, um mercado que representa mais de 40% das matrículas de veículos na América Latina no primeiro semestre de 2025, e surge na sequência de outros projetos de cooperação global entre as duas empresas, incluindo investimentos conjuntos na Renault Korea e a criação da Horse Powertrain.
Para mais informações clica aqui.
