A Schaeffler anunciou um novo marco no domínio da eletrificação dos sistemas de propulsão ao garantir uma encomenda significativa de um fabricante automóvel para o mercado norte-americano. O cliente selecionou o inversor duplo da Schaeffler, um componente capaz de controlar o motor elétrico de unidades auxiliares e, simultaneamente, atuar como inversor de tração para alimentar um motor elétrico com potência superior a 200 kW. Este equipamento será integrado em modelos de pick-up eletrificadas destinados ao mercado dos EUA, onde este tipo de veículo mantém elevada popularidade. A encomenda representa a expansão da colaboração da Schaeffler com um novo grande OEM no campo da hibridização, reforçando a sua posição na mobilidade eletrificada. A produção está prevista para arrancar no final de 2027.
O inversor duplo contribui para ampliar a autonomia elétrica de veículos híbridos plug-in (PHEV), em parte graças à utilização de chips de carboneto de silício (SiC) altamente eficientes da onsemi, parceira estratégica da Schaeffler. Thomas Stierle, CEO E-Mobility da Schaeffler, destacou o desempenho da equipa de especialistas em inversores da unidade de Deer Park, sublinhando que “foi possível desenvolver este inversor duplo altamente especializado, com requisitos muito exigentes, num curto espaço de tempo”. Acrescentou ainda: “Estamos orgulhosos por fornecer este produto para utilização em pick-ups híbridas plug-in.”
Hassane El-Khoury, CEO da onsemi, reforçou o papel da tecnologia EliteSiC na melhoria da eficiência e do desempenho dos veículos: “Ao integrar a nossa experiência em carboneto de silício na plataforma de inversores duplos da Schaeffler, estamos a criar um novo padrão para pick-ups híbridas plug-in, com maior autonomia elétrica e melhor performance.”
O desenvolvimento do inversor duplo implicou responder a especificações particularmente exigentes do fabricante automóvel relativamente ao espaço de instalação, desempenho e eficiência. As duas unidades do sistema apresentam requisitos distintos: o inversor responsável pelo motor de arranque-gerador — integrado no sistema de correias do motor de combustão — utiliza transístores IGBT convencionais para controlar este motor elétrico de menor dimensão. Já a elevada densidade de potência e eficiência necessárias ao inversor de tração para o motor elétrico principal são alcançadas com MOSFETs EliteSiC da onsemi, que proporcionam velocidades de comutação muito elevadas e perdas elétricas mínimas, permitindo autonomias elétricas superiores.
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