A ARIDGE (antiga XPENG AeroHT), a maior empresa asiática de carros voadores, alcançou um marco histórico com o primeiro voo público tripulado no Médio Oriente do seu modelo Land Aircraft Carrier, em Dubai. Simultaneamente, a empresa registou encomendas recorde de 600 unidades na região, elevando o total de encomendas globais para mais de 7.000.
Para este feito, a ARIDGE assinou acordos de compra com grupos como Ali & Sons (EAU), Almana (Qatar), ALSAYER (Kuwait) e o Conselho Empresarial Chinês nos EAU, estabelecendo o maior pedido internacional de carros voadores até à data. A região servirá como primeiro mercado internacional, com vendas ao consumidor previstas para 2027.
O evento contou com a presença de H.H. Sheikh Al Mur bin Maktoum Al Maktoum, H.H. Sheikh Humaid Abdulla Rashed Ahmed Almualla, a Cônsul Geral da China em Dubai, Ou Boqian, membros da comunidade chinesa local e mais de 100 meios de comunicação internacionais.
O Land Aircraft Carrier, o primeiro carro voador modular em produção em massa, tem entregas planeadas para 2026 e está apoiado por uma fábrica inteligente em Guangzhou capaz de produzir até 10.000 unidades por ano. A ARIDGE avançou também no processo de certificação, com submissão do Type Certificate em março de 2024 e do Production Certification em maio de 2025 junto da Civil Aviation Administration of China (CAAC).
Em paralelo, a empresa revelou o desenvolvimento do modelo A868, um carro voador de alta velocidade e longa autonomia, com mais de 500 km de alcance, velocidade máxima superior a 360 km/h e capacidade para seis passageiros.
A mudança de marca para ARIDGE (de “Air” e “Bridge”) simboliza a missão da empresa de “Freedom to Fly”, conectando céu e terra e liderando a revolução da mobilidade de baixa altitude.
Segundo Michael Chao Du, CFO da ARIDGE: “Com a nossa nova marca, o voo emblemático em Dubai e o Land Aircraft Carrier em produção, estamos a tornar o extraordinário parte do dia a dia, convidando parceiros globais a construir este ecossistema e abrir novos mercados.”
A ARIDGE integra o ecossistema da XPENG Motors, com mais de 1.200 especialistas em I&D e investimentos superiores a 600 milhões de dólares, tendo registado 965 patentes globais, incluindo 675 de invenção, consolidando-se como líder em produtos de mobilidade aérea de baixa altitude.
Para mais informações clica aqui.

