A Telia anunciou o lançamento de uma nova plataforma desenvolvida para ajudar empresas a implementar e expandir soluções de Internet das Coisas (IoT). Destinada a organizações da região nórdica, a Telia IoT Platform permite recolher, visualizar e atuar sobre dados provenientes de dispositivos conectados, integrando ferramentas de inteligência artificial (IA) para análise e otimização de processos. Em simultâneo, a empresa apresentou o primeiro serviço complementar da plataforma: Telia IoT Monitoring.
Plataforma inteligente e conectividade segura
Desenvolvida com base na tecnologia IoT-TICKET da empresa finlandesa Wapice, a nova plataforma da Telia oferece uma interface intuitiva e recorre à conectividade móvel segura e sustentável das redes da operadora. Atualmente, a solução já gere 28.000 dispositivos IoT de clientes dos setores público e privado, fruto da migração de produtos anteriores da Telia.
O serviço Telia IoT Monitoring surge como uma solução “plug-and-play”, que combina dispositivos IoT sem fios, conectividade móvel e acesso à plataforma IoT da Telia num único pacote. Inclui ainda suporte técnico especializado, permitindo às empresas acelerar a adoção de tecnologias conectadas sem necessidade de integrações complexas.
Acelerar a digitalização e a sustentabilidade empresarial
“Em todos os setores existe uma necessidade crescente de digitalizar e otimizar processos, especialmente nas áreas de operações e manutenção. Trata-se de um passo essencial rumo à sustentabilidade e que liberta recursos para as atividades principais das empresas”, afirmou Björn Hansen, Diretor de Mobilidade Avançada B2B da Telia Suécia.
“Contudo, muitas organizações enfrentam dificuldades em ultrapassar a fase piloto e escalar as suas soluções IoT. É precisamente esse desafio que queremos resolver com as nossas novas ofertas. Estamos a simplificar a forma de conectar e integrar dados de forma segura, o que pode acelerar a automação e a tomada de decisões baseadas em dados.”
Primeiros resultados na Suécia
Antes do lançamento oficial, o serviço Telia IoT Monitoring já foi implementado por grandes clientes suecos, incluindo a LF Skåne Hyresfastigheter, uma empresa de gestão imobiliária residencial. A solução é utilizada para melhorar o clima interior e otimizar as operações em 16 edifícios e 625 apartamentos, proporcionando maior conforto aos inquilinos e benefícios ambientais significativos através de uma gestão mais eficiente dos recursos.
Conectividade ao serviço da transformação digital
Com esta nova oferta, a Telia reforça a sua posição como operador líder em soluções de conectividade inteligente nos mercados nórdico e báltico. A combinação de infraestruturas seguras, tecnologias de IA e ferramentas de gestão IoT permite às empresas acelerar a transição digital e alcançar ganhos de eficiência, sustentabilidade e competitividade.
Sobre a Telia
A Telia Company (STO: TELIA) é um dos principais operadores de telecomunicações da região nórdica e báltica, fornecendo diariamente serviços de conectividade e comunicação de classe mundial a milhões de clientes. A empresa aposta em redes seguras e sustentáveis para promover o crescimento digital de pessoas, empresas e comunidades.
O propósito da Telia é “reinventar uma vida melhor e mais conectada”, posicionando-se como um parceiro de confiança e inovação no centro da digitalização global.
Para mais informações clica aqui.