A Piper Aircraft, Inc. anunciou um acordo histórico com a John D. Odegard School of Aerospace Sciences da Universidade do Dakota do Norte (UND Aerospace), que prevê a aquisição de até 188 aeronaves, num contrato avaliado em cerca de 155 milhões de dólares. Trata-se da maior encomenda doméstica de aviões de treino da história da empresa e reforça uma parceria de quase quatro décadas que moldará o futuro da formação de pilotos nos próximos oito a dez anos.
O contrato inclui uma encomenda inicial de 145 aeronaves – modelos Archer TX e Seminole – a serem entregues ao longo de oito anos, a partir de 2027, com possibilidade de extensão de dois anos, até 2036, que elevaria o total para 188 unidades. O acordo supera a encomenda de 112 aeronaves feita pela UND em 2016 e concluída em 2026.
Segundo Robert J. Kraus, Reitor da UND Aerospace, “a Piper continua a ser um parceiro vital para o sucesso da formação de voo da universidade. Este acordo permitirá preparar a próxima geração de pilotos para carreiras nas companhias aéreas, na aviação de negócios e nas Forças Armadas norte-americanas.”
A Piper destacou a importância deste contrato num mercado de treino cada vez mais competitivo, sublinhando que o sucesso da parceria assenta tanto na fiabilidade das aeronaves como no apoio técnico contínuo, disponibilidade de peças e experiência integrada do cliente.
Jeremy Roesler, Diretor de Operações de Voo da UND Aerospace, reforçou a confiança nos modelos Archer TX e Seminole: “São aeronaves fiáveis e desempenham um papel essencial na segurança dos nossos alunos em todas as fases do treino. A Piper mantém-se como o fabricante de referência para a comunidade de formação de pilotos comerciais.”
Atualmente, a UND Aerospace opera uma frota de 176 aeronaves e dispositivos de treino, incluindo 20 novos Archer TX e Seminole entregues em 2025. O programa atinge anualmente cerca de 125 mil horas de voo no campus principal em Grand Forks, Dakota do Norte, e mais 65 mil horas no campus de Phoenix, Arizona.
Ron Gunnarson, Vice-Presidente de Vendas, Marketing, Apoio ao Cliente e Qualidade da Piper, e antigo aluno da UND, afirmou: “Ver a UND, uma referência mundial na formação de pilotos, voltar a escolher os nossos aviões é um enorme motivo de orgulho para os 1.500 colaboradores da Piper Aircraft.”
Para mais informações clica aqui.