A Skydio, fabricante norte-americana líder em drones e tecnologia de voo autónomo, em parceria com a Science Applications International Corp. (SAIC), recebeu um contrato de 7,9 milhões de dólares para fornecer sistemas de aeronaves não tripuladas X10D ao abrigo do programa Short Range Reconnaissance (SRR) Tranche 2 Low-Rate Initial Production do Exército dos Estados Unidos.
O programa SRR, gerido pelo Program Executive Office Aviation’s Project Manager for Unmanned Aircraft Systems (PM UAS), equipa pelotões de infantaria com capacidades orgânicas de reconhecimento e vigilância. Esta adjudicação reforça o papel da Skydio como fornecedora do SRR, permitindo a transição dos soldados do X2D/RQ28-A (implementado em 2022 na Tranche 1) para a plataforma X10D, mais avançada. Com esta adjudicação, o apoio total da Skydio ao programa SRR Tranche 2 atinge 12,3 milhões de dólares no exercício fiscal de 2025.
O X10D destaca-se pelo seu desempenho operacional em missões táticas ISR (Intelligence, Surveillance, Reconnaissance), oferecendo:
- Pacote de sensores único na sua categoria, incluindo câmara teleobjetiva de 48 MP;
- Sensor térmico Teledyne FLIR Boson+ de topo, capaz de detetar diferenças de temperatura em cada pixel;
- Resiliência em ambientes de guerra eletrónica graças à IA e autonomia a bordo;
- Navegação visual autónoma e avançada capacidade de desvio de obstáculos;
- Plataforma modular aberta para acessórios de terceiros;
- Segurança robusta desde o chipset ao firmware;
- Classificação IP55 para operação quase em todas as condições meteorológicas.
O X10D integra a Blue UAS Cleared List do Departamento de Defesa dos EUA e cumpre os rigorosos requisitos de cibersegurança definidos pela Defense Innovation Unit. A Skydio fornece atualmente soluções a todos os ramos militares dos EUA, 25 países aliados, bem como a agências de segurança pública, utilities e clientes empresariais em todo o mundo. Todos os drones são projetados, montados e suportados nos Estados Unidos, na unidade de produção em Hayward, Califórnia, uma das maiores fábricas de drones fora da China.
A Skydio, fundada em 2014 e sediada em San Mateo, Califórnia, é reconhecida pelo desenvolvimento de drones autónomos inteligentes, combinando IA avançada com engenharia de ponta. A parceria com a SAIC permite integrar tecnologia emergente de forma segura e rápida em operações críticas, reforçando a proteção e eficiência das forças armadas e infraestruturas essenciais.
Para mais informações clica aqui.
