Este outono, a Airbnb e a Strava unem forças para inspirar os viajantes a experimentarem o mais recente fenómeno de turismo entre os jovens britânicos: os ‘rural run-cations’ — escapadinhas construídas à volta de corridas cenográficas, ar puro e momentos de convívio com amigos. Como incentivo adicional, a parceria inclui ofertas de doces pós-corrida, provenientes de padarias locais, para tornar estas experiências ainda mais especiais.
O novo turismo em movimento
Com a chegada do outono, paisagens deslumbrantes, reinício de rotinas de treino e preparação para corridas motivam a procura por escapadelas rurais. Estudos da Airbnb e Strava mostram que 74% dos jovens corredores já planearam ou estão a considerar um ‘run-cation’ no campo.
O fenómeno é impulsionado pela paixão da Geração Z pela corrida, com 68% a considerarem-se corredores regulares. Dados da Strava indicam ainda que um terço de todos os atletas na plataforma são Gen Z, um aumento de 30% nos últimos 18 meses.
Ao contrário da monotonia das rotas urbanas — com 47% a correr tipicamente em cidades, mas 56% a admitirem sentir-se aborrecidos ou desmotivados — os corredores procuram agora trilhos abertos e contacto genuíno com a natureza, longe de ruas congestionadas e poluição.
Corrida, natureza e conexão
Para muitos, a experiência do ‘run-cation’ não se resume a bater recordes pessoais. É também uma oportunidade de desligar, desfrutar da natureza e conviver, refletindo o facto de que quase um quarto das corridas no Reino Unido são feitas em grupo, segundo a Strava.
Apesar de pesquisas da Airbnb revelarem que as buscas por escapadinhas de outono entre a Gen Z aumentaram em 2025, 64% dos jovens corredores admitem não saber por onde começar ao procurar rotas locais em novos destinos.
Facilitar a experiência
Para responder a esta necessidade, a Airbnb e a Strava destacam acomodações rurais populares entre a Gen Z, bem como os locais mais procurados para correr na plataforma Strava. Na aplicação, a aba Maps permite descobrir rotas reais geradas pela comunidade, a partir da localização atual ou de qualquer ponto de partida escolhido.
Além disso, 72% dos corredores Gen Z gostam de planear uma recompensa pós-corrida. Para complementar esta experiência, cinco padarias locais oferecem doces gratuitos aos participantes, tornando a escapadinha rural ainda mais apelativa.
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