Shell Desenvolve Fluido Térmico para Veículos Elétricos e Promete Carregamento com Maior Segurança

A Shell Lubrificantes (“Shell”) anunciou hoje o desenvolvimento de um fluido térmico de alto desempenho para veículos elétricos (VE), capaz de reduzir significativamente os tempos de carregamento sem comprometer a segurança, a estabilidade térmica ou a durabilidade das baterias, impulsionando a adoção generalizada de veículos elétricos a bateria (BEVs).

Em colaboração com o RML Group, uma das principais empresas de inovação automóvel do Reino Unido, a Shell desenvolveu um pack de baterias de 34 kWh utilizando o fluido térmico Shell EV-Plus, com tecnologia proprietária Gas-to-Liquid (GTL). Este pack consegue carregar de 10% a 80% da sua capacidade em menos de 10 minutos, graças à redução das tensões térmicas, permitindo correntes de carga muito mais elevadas.

Segundo a empresa, quando utilizado num automóvel aerodinâmico e leve, com uma eficiência energética de 10 km/kWh, este fluido permitiria adicionar 24 km de autonomia por cada minuto de carregamento — valor significativamente superior aos cerca de 5 km por minuto alcançados pelos VE atuais. Esta tecnologia permite otimizar o desempenho, reduzindo simultaneamente o número e a massa dos componentes do pack.

Os fluídos térmicos Shell EV-Plus são eletricamente isolantes e preenchem todos os espaços intersticiais da bateria, maximizando o contacto direto com cada célula. Esta abordagem garante uma gestão térmica uniforme, protege contra eventos térmicos adversos e facilita a conceção de packs compactos, elegantes e mais económicos.

Jason Wong, Vice-Presidente Executivo Global da Shell Lubrificantes, afirmou: "À medida que celebramos o Dia Mundial do VE, estamos entusiasmados por demonstrar que os fluídos térmicos Shell EV-Plus podem melhorar significativamente a performance térmica das baterias, abrindo caminho a carregamentos mais rápidos, maior segurança, conveniência e eficiência de custos — fatores cruciais para a adoção generalizada de BEVs incentivada pelas legislações globais."

O mercado de VE tem registado crescimento constante, com vendas de BEVs a aumentar 14% em 2024 em comparação com 2023. Dados do Shell Recharge Survey indicam que os EVs percorrem, em média, distâncias superiores aos veículos a combustão, mas mais de 44% dos não condutores de VE apontam preocupações relacionadas com autonomia ou falta de pontos de carregamento público.

Robert Mainwaring, engenheiro líder do projeto, acrescentou: "Os consumidores procuram maior eficiência energética, mais autonomia e carregamentos rápidos. O nosso objetivo foi demonstrar como os fluídos Shell EV-Plus podem reduzir significativamente os tempos de carga sem comprometer a integridade ou a vida útil das células. Acreditamos que esta abordagem abrirá portas a uma nova geração de VE mais sustentáveis, eficientes e económicos."

Os fluídos térmicos Shell EV-Plus estarão também em destaque na Battery Show North America, em Detroit, EUA, entre 6 e 9 de outubro de 2025.

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