A Daimler Truck regressou este verão aos Alpes suíços para continuar o exigente programa de testes do Mercedes-Benz GenH2 Truck, a sua próxima geração de camiões a célula de combustível. Após ensaios bem-sucedidos em condições de inverno, a fabricante alemã colocou quatro protótipos avançados à prova na região de Valais, caracterizada por passes de montanha que variam entre os 600 e os 2.478 metros de altitude, muitos deles apenas acessíveis durante a estação quente.
As temperaturas acima dos 35 graus Celsius e o ar rarefeito dos percursos alpinos representaram um desafio extremo para a gestão térmica e o desempenho do sistema de arrefecimento, condições ideais para validar a fiabilidade do camião em cenários de operação real.
Testes abrangentes em condições extremas
Ao longo de várias semanas, os protótipos percorreram mais de 10.000 quilómetros e acumularam 146.000 metros de desnível positivo.
Foram avaliados aspetos cruciais como:
- Comportamento dinâmico e de condução,
- Desempenho da cadeia cinemática elétrica,
- Interação entre célula de combustível, bateria e sistema de tanques,
- Gestão térmica sob picos de carga reais.
Outro foco foi o aperfeiçoamento do Predictive Powertrain Control (PPC), sistema digital de assistência que, com base em dados georreferenciados, reconhece inclinações quilómetros antes. Assim, o veículo ajusta proativamente a entrega de potência, recorre à célula de combustível para carregar a bateria de alta tensão e garante energia suficiente para enfrentar subidas exigentes com máxima eficiência.
O reabastecimento foi assegurado pela Air Products, através de uma estação móvel de hidrogénio líquido (sLH2) instalada na base de testes em Valais.
Rumo à produção em série
Os resultados confirmaram a maturidade tecnológica e a fiabilidade dos veículos, que mantiveram desempenho estável mesmo sob condições extremas. Os dados recolhidos serão incorporados diretamente no desenvolvimento futuro.
O próximo passo será a produção de uma série piloto de 100 unidades na fábrica da Mercedes-Benz em Woerth, na Alemanha, prevista para o final de 2026, com operação em clientes selecionados. A industrialização em larga escala da tecnologia de célula de combustível e a produção em série de camiões a hidrogénio, com enfoque no mercado europeu, está planeada para o início da década de 2030.
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