Mercedes-Benz Trucks Lança Modelos Pesados Arocs e Actros no Japão

A Daimler Truck AG (“Daimler Truck”), em cooperação com o seu parceiro Y-Engineering Company Ltd. (“Y-Engineering”), anunciou o lançamento no mercado japonês de duas séries de camiões pesados Mercedes-Benz: os modelos Arocs e Actros, já disponíveis para encomenda.

Na estreia, o Mercedes-Benz Arocs 4763 8x6 será apresentado no Japan Mobility Show (JMS) 2025, que decorrerá em Tóquio entre 29 de outubro e 9 de novembro.

Transporte de cargas excecionais

Os novos modelos Mercedes-Benz Trucks foram concebidos para o transporte de cargas extremamente pesadas e especiais, como turbinas eólicas, geradores, transformadores, permutadores de calor ou equipamentos para grandes projetos de infraestruturas.

Stina Fagerman, responsável de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks, afirmou: “Estamos muito satisfeitos por lançar os modelos Mercedes-Benz Arocs e Actros para transporte excecional de cargas pesadas no Japão, em parceria com a Y-Engineering, nosso parceiro de longa data e experiência comprovada. Este é um verdadeiro marco para a indústria de transporte japonesa. Já recebemos sinais claros de clientes que necessitam de camiões capazes de transportar cargas particularmente pesadas no Japão. Vemos, assim, um potencial considerável para estes veículos neste segmento específico do mercado.”

Mercedes-Benz Arocs 4763 8x6 com adaptações específicas para o Japão

O Arocs 4763 8x6 está equipado com o motor OM 473 de 15,6 litros, capaz de gerar 625 cv (3.000 Nm), associado à transmissão PowerShift 3 Advanced de 16 velocidades. O modelo dispõe ainda de unidade de arrefecimento adicional e de quinta roda montada sobre uma placa especial, permitindo rebocar até 500 toneladas.

Para cumprir a altura máxima legal no Japão (3,8 metros), a Mercedes-Benz Trucks desenvolveu uma solução inédita: cabine ClassicSpace 2.3, combinada com torre de arrefecimento auxiliar compacta, montada num chassis com quarto eixo.

O veículo inclui todos os sistemas de assistência à condução de última geração da marca: Attention Assist, Active Brake Assist 6 (ABA6), Lane Keeping Assistant ASGA2 e Front Guard Assist. O camião que será exibido no JMS estará pintado nas cores da bandeira japonesa — branco com detalhes em vermelho.

Produção e transformação especializada

Ambos os modelos destinados ao mercado japonês são produzidos em série na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, sendo posteriormente convertidos em veículos de transporte pesado na unidade de Molsheim. Nesta fase, recebem o quarto eixo, a torre de arrefecimento adicional e o sistema de acoplamento reforçado, desenvolvidos pela divisão Custom Tailored Trucks (CTT).

Conforto e segurança: transmissão PowerShift 3 Advanced

As séries Arocs e Actros para transporte pesado incluem a transmissão PowerShift 3 Advanced com Turbo Retarder Clutch, que oferece maior durabilidade, eficiência e mudanças de velocidade até 40% mais rápidas e precisas.

O sistema assegura arranques suaves, com transmissão inicial de potência totalmente hidráulica até à sincronização de rotações, garantindo depois a eficiência de uma caixa automática. O programa de condução “Heavy” assegura a seleção ideal de velocidades.

Durante as travagens, o retardador primário aliado ao travão-motor do OM 473 disponibiliza até 980 cv de potência de travagem, mesmo em baixas velocidades ou em marcha-atrás.

Sobre a Y-Engineering Company Ltd.

A comercialização e assistência técnica dos modelos Mercedes-Benz Trucks de transporte pesado no Japão serão asseguradas pela Y-Engineering (Diretor Representante: Sotaro Tonouchi). A empresa é importador oficial dos modelos especiais Mercedes-Benz Unimog e Econic no mercado japonês desde 2005. Com sede em Yokohama, a Y-Engineering opera cinco filiais próprias e uma rede de mais de 100 parceiros de serviço em todo o país.

Para mais informações clica aqui