A Mercedes-Benz Trucks vai apresentar no próximo dia 30 de setembro a expansão da segunda geração do camião elétrico a bateria eActros. A nova gama, baseada no modelo eActros 600, será alargada de forma modular e passará a incluir diversas variantes, entre as quais unidades tratoras, chassis com plataforma e diferentes distâncias entre eixos, versões com dois pacotes de baterias e ainda cabinas L alternativas, desenvolvidas a partir do comprovado design Actros.
Todas as novas configurações combinam a mais recente tecnologia de propulsão elétrica com elevada eficiência energética, mantendo o conceito inovador que caracteriza o eActros 600. Para assinalar a estreia, a marca divulgou uma primeira imagem de teaser do veículo que liderará a apresentação.
O eActros 600 em destaque
A produção em série do eActros 600 arrancou em novembro de 2024, na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, e as primeiras entregas começaram em dezembro do mesmo ano. Atualmente, o modelo já circula diariamente em estradas de mais de 15 países europeus.
O camião elétrico de longo curso demonstrou a sua fiabilidade em condições reais de operação, tanto em utilização por clientes como em testes internacionais. Entre estes destacam-se a “eActros 600 European Testing Tour 2024”, uma viagem de 15.000 quilómetros por 22 países, e a “European Testing Tour Winter 2025”, que percorreu cerca de 6.500 quilómetros pelo norte da Europa, ambas com um peso bruto total de 40 toneladas. O desempenho do modelo valeu-lhe o prémio “International Truck of the Year 2025”, atribuído por um júri composto por 24 jornalistas europeus especializados em veículos comerciais.
Com uma capacidade instalada superior a 600 kWh – que está na origem da designação do modelo – e um novo eixo elétrico de tração desenvolvido internamente, o eActros 600 oferece uma autonomia de 500 quilómetros sem necessidade de carregamento intermédio. Dependendo do estilo de condução e do trajeto, este valor pode ser ultrapassado, permitindo percorrer mais de 1.000 quilómetros num único dia, desde que existam pontos de carregamento disponíveis durante as pausas regulamentares do condutor.
O camião está equipado com três pacotes de baterias, cada um com 207 kWh, totalizando 621 kWh de capacidade instalada. Assentes na tecnologia LFP (lítio-ferro-fosfato), estas baterias destacam-se pela durabilidade e pela possibilidade de utilização de mais de 95% da capacidade instalada. O eActros 600 foi concebido para cumprir os mesmos padrões de resistência dos modelos convencionais de longo curso da marca, assegurando até 1,2 milhões de quilómetros em dez anos de utilização. Mesmo após esse período, o estado de saúde da bateria deverá manter-se acima dos 80%.
Com um peso bruto máximo de 44 toneladas, o eActros 600 garante, em conjunto com um semirreboque standard, uma carga útil em torno das 22 toneladas, podendo este valor variar consoante a legislação nacional de cada país.
Para mais informações clica aqui.