IKEA Convida Clientes a Partilhar a Mesa em Mais de 200 Lojas em Todo o Mundo

Pela primeira vez, a maioria das lojas IKEA em todo o mundo vai reunir clientes em torno de um långbord – a tradicional mesa sueca comprida que simboliza convívio, informalidade e hospitalidade. A iniciativa arranca já a 13 de setembro em vários mercados e marca o início do Ano da Culinária e da Partilha de Refeições, um movimento global da IKEA para devolver às pessoas a alegria de cozinhar e comer em conjunto.

"A comida é mais do que combustível: é uma linguagem universal de amor, herança e pertença. No entanto, na vida moderna, as refeições partilhadas tornaram-se cada vez mais raras. Acreditamos que é tempo de voltar a reunir as pessoas em torno da mesa", afirmou Lorena Lourido Gomez, Global Food Manager na IKEA Retail (Ingka Group).

No total, mais de 200 lojas em pelo menos 14 mercados vão acolher clientes nesta experiência única. Paralelamente, sete mercados europeus vão celebrar o Dia do Avental com ativações festivas em loja, enquanto outros países darão destaque a diferentes experiências gastronómicas e de convívio.

Um movimento global inspirado na tradição sueca

Enraizado na cultura escandinava, o långbord representa momentos de partilha e encontro. Ao trazê-lo para os restaurantes IKEA, a marca reforça a ideia de que a comida é um ponto de ligação essencial. As celebrações incluirão ofertas especiais, atividades familiares, eventos culinários e promoções exclusivas na gama IKEA Food e de artigos de cozinha.

Tolga Öncu, Retail Manager (COO) da IKEA Retail (Ingka Group), destacou: "Com mais de 80 anos de experiência em vida em casa, a IKEA está numa posição única para tornar a culinária mais simples, acessível e sustentável para todos. Nos últimos três anos, a nossa área de cozinha cresceu 16% e alcançou uma quota de mercado global de 5%. Queremos aproveitar este impulso e levar a alegria de cozinhar a ainda mais clientes."

Exemplos de celebrações locais

  • Suécia: 20 lojas irão oferecer pequeno-almoço gratuito aos primeiros 500 membros IKEA Family, reunindo 10.000 pessoas numa só manhã.
  • França: além do långbord em quase todas as lojas, Paris receberá um Cooking Session Festival com chefs ao vivo, DJs e cozinhas IKEA montadas para que o público cozinhe e partilhe refeições em conjunto.
  • Canadá: todas as lojas com restaurante servirão pequeno-almoço tradicional por 1 dólar a membros IKEA Family, revertendo a favor da Breakfast Clubs of Canada.
  • Alemanha: pequeno-almoço gratuito para os primeiros 150 membros IKEA Family em cada loja e vouchers de 10€ para todos os clientes que usem avental.

Em Espanha, Itália, Áustria, República Checa, Hungria e Eslováquia, o Dia do Avental será celebrado com degustações, música ao vivo, showcookings e ofertas especiais para os clientes que participarem.

Mais do que um evento: um ano de novidades

O lançamento do långbord é apenas o ponto de partida. Ao longo do atual exercício financeiro (setembro de 2025 a agosto de 2026), a IKEA irá apresentar mais de 200 novos produtos de cozinha e refeições, incluindo soluções de arrumação inteligentes, novas mesas de jantar e opções alimentares mais saudáveis e sustentáveis.

Para mais informações clica aqui