A Amentum (NYSE: AMTM), líder global em engenharia avançada e soluções tecnológicas inovadoras, anunciou a criação de 3.000 novos empregos no Reino Unido nos próximos quatro anos, impulsionada pelo crescimento do setor da energia nuclear e pelo reforço do investimento em defesa.
O anúncio foi feito após a visita de Estado do Presidente dos EUA, Donald Trump, ao Reino Unido, durante a qual o CEO da Amentum, John Heller, reuniu-se em Chequers com Trump e com o Primeiro-Ministro britânico, Sir Keir Starmer.
“A visita de Estado reflete a força única da parceria entre o Reino Unido e os Estados Unidos e a nossa determinação conjunta em impulsionar crescimento económico e prosperidade. A resiliência energética e a segurança nacional de ambas as nações dependem da liderança e dos avanços na energia e tecnologia”, afirmou Heller.
Expansão no setor nuclear
A Amentum é parceira de referência nos projetos de construção das novas centrais nucleares britânicas de Hinkley Point C e Sizewell C, além de fornecer soluções técnicas para reatores modulares de pequena escala (SMR) e projetos de investigação em fusão nuclear.
O reforço da coordenação entre as indústrias nucleares dos dois países será essencial para responder às metas fixadas pelos EUA, nomeadamente a ordem executiva do Presidente Trump que prevê quadruplicar a capacidade de geração nuclear até 2050.
Mark Whitney, presidente da divisão Energy & Environment da Amentum, acrescentou: “Esperamos aumentar em 50% a nossa equipa no Reino Unido nos próximos quatro anos, acompanhando a procura crescente. Estamos também a investir em engenharia digital, inteligência artificial e automação para melhorar a entrega de infraestruturas críticas e programas governamentais no Reino Unido e nos EUA.”
Contributo para a defesa britânica
Além do setor energético, a Amentum desempenha um papel central na defesa nacional do Reino Unido, fornecendo serviços de segurança e tecnologia para a frota de submarinos nucleares da Royal Navy, apoiando a gestão do património de treino militar através da Defence Infrastructure Organization, e prestando serviços de engenharia e gestão ao Atomic Weapons Establishment.
Presença consolidada
Com sede em Chantilly, Virgínia (EUA), a Amentum emprega mais de 53.000 colaboradores em cerca de 80 países, incluindo mais de 6.000 no Reino Unido. No território britânico, a empresa é responsável por serviços de gestão e engenharia em projetos nucleares estratégicos, nomeadamente em Sellafield e outros locais de descomissionamento, operando ainda o maior complexo privado de laboratórios e instalações de testes nucleares do país, em Warrington.
Para mais informações clica aqui.